Outros elos pessoais

07 novembro 2008

Coisas boas à sexta

Jardim dos Namorados, cidade de Maputo, Avenida Friedrich Engels. Lá, de sexta a domingo, é o belo e sistemático ritual dos casamentos que peregrinam sua alegria e seus horizontes, quase paralizando a avenida, um espectáculo que amo todas as semanas. Eles, noivos, elas e eles acompanhantes cantandeiros, as crianças, a dança, o canto, a alma da alegria, os noivos e as crianças do abre-cortejo acentuando aquele passo cadenciado e lento das deposições de flores na Praça dos Heróis. Todos de roupa nova, eles garbosos, elas desfiando ou redesfiando seus sonhos de enlace, as capulanas das mulheres do coro são uma coisa linda. Hoje, há momentos, eu estava filmando um dos cinco grupos de noivos que estavam no parque, fascinou-me ver noivos sorridentes, regra geral vão muitos formais com ar de boletim oficial, mas estes não iam, tendes aí um curto documento, não pude continuar, alguém me reconheceu, doutor é a minha irmã que casa - justamente a moça do vídeo -, por favor preciso tirar uma foto com o doutor mais os noivos com minha irmã, mas desculpe estou de chinelos digo eu, não faz mal é doutor e prontos, venha venha. Fui. Nota: é a primeira vez que filmo algo, é a primeira que coloco um vídeo por mim filmado aqui. Perdoem-me se tudo saiu mal. Tentarei melhorar no futuro.

16 comentários:

  1. "...mas desculpe estou de chinelos digo eu, não faz mal é doutor e prontos, venha venha. Fui"

    HEHEHEHHEHEHE ....essa partiu a loiça toda!


    Prof. fez uma boa reportagem reportagem!!!! apenas foram uns 00:41 segundos filmados por um "AMADOR"....








    Carlos Magno
    ______________________
    tugga_carlosmagno@live.com

    A sua vitória, integrada na sua biografia, revela a possibilidade de integração das forças do Sul com as do norte. Na sua personalidade se encontra a mistura americana, a mistura racial e religiosa. Barack Obama representa na sua pessoa a post-américa, a vontade de integração do mundo do norte e do mundo do sul. A América permanecerá sempre uma nação universal, um luzeiro que integra em si todas as culturas.
    A América continuará a ser a AMÉRICA: talvez mais universal e menos americana!

    ResponderEliminar
  2. Bom para um sociologo até que não é mau, precisa mas é de muito treino.

    Bom fim de semana professor.

    Maxango

    ResponderEliminar
  3. Está perdoado pela filmagem..hehhehe

    Pelo menos tivemos imagem ao vivo do que fala o texto
    Mas diga-me quem disse a palavra" saí da frente" ?

    ResponderEliminar
  4. Professor. Maningue nice o post e a filmagem. Para a p´roxima experimente um close up dos noivos. Explicar-me-á depois o porquê do sorriso da noiva e da cara de assustado do noivo!

    JL

    ResponderEliminar
  5. "Coisas Boas à Sexta"
    Também eu tenho uma coisa boa para partilhar. Um amigo disse para ver e ouvir num blog uma voz mágica duma jovem, que me informaram ter nascido em Moçambique e ser filha de moçambicanos, a viverem em Portugal.
    Sei caro professor que é licenciada em Sociologia. Fiquei maravilhado com a sé a sua opinião?
    O nome da jovem é Natércia Pintor e o blog onde a vi e a ouvi é: jpmradio.blogstop.com

    ResponderEliminar
  6. Tah nice Prof. pode continuar a postar videos k sao + reais.....
    Onde tah a foto c/os xinelos?
    saudacoes
    Ze Carlos

    ResponderEliminar
  7. Obrigado. Bem, alguém da comitiva dos noivos me disse, em voz baixa, que os noivos ostentam muitas vezes os semblantes carregados pois custa lobolar...Natércia Pintor tem uma voz maravilhosa, mas nada sei da sua família. Se algo souber, diga. Quanto à foto "com" os chinelos, bem, ficou com o fotógrafo, mas pedi que não os fotografassem...

    ResponderEliminar
  8. Vivimos nove anos na Friedrich Engels.
    Estamos com maningue saudades!

    ResponderEliminar
  9. É verdade, Lisa, resposta a uma pergunta sua:foi o senhor forte que dirigia o cortejo.

    ResponderEliminar
  10. Oh, que lindo!!! Que boa música é essa que elas cantam? É sempre assim? Vão cantando as 'madrinhas' atrás? E os passinhos são dados no ritmo da música! Já vi e ouvi centenas de vezes. Podias meter no youtube o vídeo, professor, para todos podermos ter acesso a ele e até divulgarmos em outros blogs ou sites.
    Espero que venham outras reportagens como essa, especialmente para a série 'espantar-me na rua'. ;-)

    ResponderEliminar
  11. Peço desculpa. A minha nota acima saiu "entroncada".A Natércia Pintor não merecia. Mas o essencial estava lá. O meu apelo a ouvirem a voz fabulosa, telúrica desta nossa irmã moçambicana, empregada administrativa na Mcdonalds em Portugal e que, por curiosidade, é licenciada em sociologia.
    Me digam a vossa opinião.
    Abraço
    Maldonado

    ResponderEliminar
  12. Esquisito Doutor, esse.
    Nunca vi um doutor na rua, de Chinelos.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado, Yla, tentarei seguir a sua sugestão. Quanto ao Maldonado, espero que os leitores façam como eu, que oiçam a Natércia e a sua bela voz. Por acaso tem mais dados sobre ela, sua família?

    ResponderEliminar
  14. PARA RELAXARÇ
    Sabem porque os noivos sao os mais quietos no dia do casamentoe tem os semblantes carregados?

    é por causa dos sapatos que sao novos e apertam um bocadinho

    Boas imagens prof! valeu'lhe um champanhe ou nao?


    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Pois é, os sapatos e o peso do lobolo...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.