Talvez possamos encontrar uma hipótese de resposta, pedindo emprestado a alguém uma teoria. Por exemplo, o sociólogo alemão Max Weber escreveu um dia sobre três tipos de "dominação legítima": a legal, a tradicional e a carimástica. Obedece-se aos líderes legais de acordo com as leis, aos tradicionais de acordo com o costume e aos carismáticos de acordo com os seus feitos.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 novembro 2008
As multidões de Daviz Simango (2) (continua)
Talvez possamos encontrar uma hipótese de resposta, pedindo emprestado a alguém uma teoria. Por exemplo, o sociólogo alemão Max Weber escreveu um dia sobre três tipos de "dominação legítima": a legal, a tradicional e a carimástica. Obedece-se aos líderes legais de acordo com as leis, aos tradicionais de acordo com o costume e aos carismáticos de acordo com os seus feitos.
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Para quem ainda nao percebeu, a nao eleicao de Daviz eh uma questao de sobrevivencia tanto da FRELIMO como de Dhlakhama (nao tanto da renamo). Se Daviz for eleito, certamente que uma nova pagina se vira na Historia da Politica Mocambicana.
ResponderEliminarA eleicao do Daviz nao se fara sentir somente na Beira, mas sim em todo pais e isto preocupa a FRELIMO. Dai que, eh melhor matar o crocodilo enquanto pequeno, porque creio que o proximo destino do Daviz (para o qual tera grande apoio popular) eh a Ponta Vermelha. O povo comeca a acreditar que WE CAN CHANGE THIS COUNTRY, e isto nao agrada aos que durante anos enganaram este povo.
Se o Daviz concorrer a Ponta Vermelha, no minimo em Maputo ja tem o meu Voto.
Apelo aos beirenses, ao menos aqueles que acesso a estes comentários, a irem votar e votar no Daviz. O País precisa do Daviz no poder na Beira. Depois ela terá de se preparar porque esse é o priemiro passo, o segundo é, sem dúvidas, a Ponta Vermelha. O POdo MOçambicano o apoiará de certeza. Muitos de nós poderáo votar nas presidenciais...DAVIZ, DAVIZ, DAVIZ.... é tempo relamente de dizer YES WE CAN
ResponderEliminar