Outros elos pessoais

19 dezembro 2009

Sintam



Por vezes fico nostálgico e, então, coisa catárquica, apetece-me ouvir e fazer-vos partilhar vozes e tonalidades como as da nossa Elisa Domingas Jamisse, a Mingas e sua bela voz - para mim, a mais brilhante, a mais linda voz do nosso país -, cantando A vassati wa lomo (As mulheres da nossa terra), um original do falecido Fanny Pfumo (reactualizo uma postagem de Outubro do ano passado, mantendo os comentários de então):
Adenda às 23:02: uma vez encontrei-me com Mingas em Paris, creio que em 1993, ela fazia lá um curso de solfejo.
Adenda 2 a 20/12/09, 9:25: leia o que alguém escreveu sobre ela, aqui.

10 comentários:

  1. Fico contente por ter ficado feliz.
    Desde ontem que não me saía da cabeça a música e acabei por me lembrar do nome do grupo.
    Grupo Bayette e acabei por encontrar. Deixo aqui outra versão com uma grupo de vozes muito melódico.
    Espero que lhe agrade também.
    Avassati va lomu – Grupo Bayette

    ResponderEliminar
  2. Hi Professor
    Obrigado por teres trazido esta béla voz e para quém está longe da terra, é muito......reconfortante, quente ouvir ...sentir ...lembrar ....
    viver!!!!!!!!!
    Kanimambo
    S.Santimano

    ResponderEliminar
  3. Faz bem à alma tão bela voz. Traga mais Professor!

    ResponderEliminar
  4. Kanimambo Professor Carlos Serra por esta prenda.Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Linda voz.Doce, quente, cheia!

    Parece-me a mim que já que a lirica é sobre as mulheres da minha terra, poderia o Professor fazer uma homenagem a todas as suas leitoras, colocando aqui a letra.
    Ah! e se não for pedir muito.....a tradução por favor.

    Gostei.Gostei muito.

    ResponderEliminar
  6. Ai que coisa mais linda, Carlos Serra ... :))

    Este diário é uma magnífica janela. Parabéns


    um AbrAço AtLântico


    ______________________Por aqui, tivemos o "X Encontro Luso, Afro brasileiro de Ciências Sociais". Foi muito bom (com participações de Moçambique, entre outras). Notícias do " Caderno de campo ". O próximo, em 2011, será em S. salvador da Baía e, em 2012, em Cabo Verde

    ResponderEliminar
  7. Magnífico!
    Khanimambo Mingas!
    Khanimambo KING ya Marrabenta!

    Merci Prof Serra!

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente amei... amo apreciar lindas musicas, e com essa voz tão suave... dá vontade de ouvir mais 3 vezes rsrsrs..
    Obrigada querido Carlos...
    Você como sempre.... maravilhoso!!!!Sensivel....
    bjo no coração!!!!

    ResponderEliminar
  9. Um amigo me enviou um video dessa música,ouvi e achei belissíma, fui ver o significado, e o título por si só já é uma citação de força de nos mulheres(me coloco ai tbm).

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.