Outros elos pessoais

26 outubro 2008

Maria

"Natural de Maxilua, em Inhassunge, Maria não sabe a idade. Teve 9 filhos, mas todos morreram. Segundo ela, os primeiros 6 filhos foram enfeitiçados pelas tias da parte do pai. Fizeram as cerimónias do matchululu mas mesmo assim os restantes acabaram por morrer. Depois da morte do último filho ela decidiu fugir das cunhadas porque passaram a acusar-lhe de feiticeira e ameaçavam-na de morte. Ficou algum tempo nas ruas de Quelimane como mendiga, depois foi recolhida pelo Ministério da Mulher e Acção Social e foi encaminhada ao Centro. Ela sente-se bem no Centro porque tratam-na como família e deixam-na desenvolver algumas actividades agrícolas." - relato de uma assistente minha, após trabalho de campo em Inhassunge, província da Zambézia.

2 comentários:

  1. Acho que Maria pode ser vítima de uma doença infecciosa, chamado toxoplasmose. A contaminação do sangue com um protozoário (um parasito). Devido o bom funcionamento do sistema imunológico as sintomas são geralmente assintomáticos. Mas são conhecidos sintomas serias durante a gravidez. A transmissão do parasito pode ocorrer pelo consumo carne crua ou mal cozida/ grilada de suínos, caprinos e bovinos. Mas há igualmente possibilidades de infecção através verduras, frutas e legumes mal lavadas, a transfusão de sangue contaminado ou contacto simples com um gato. Se não tratado, a vítima passa a contaminação do sangue (cada vez) através a placenta para seu feto (como possivelmente no caso de Maria), com respectivos danos (malformações) do feto até ao aborto. Por isso é importante para a grávida fazer um teste pré-natal. Recomendo a senhora Maria a consultar um médico com experiência na área e fazer um teste de anticorpos no sangue. A boa mensagem é, há cura pela doença.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, creio estar a ler um diagnóstico de médico...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.