Outros elos pessoais

18 outubro 2008

Escola e aulas





Da Prof.ª Fátima Ribeiro recebi novas fotos. E este pequeno texto: "Escola em Savane, a pouco menos de 100 quilómetros da Beira. A escola fica nas proximidades da estação. O pequeno edifício branco e verde é a casa de banho da estação. Neste caso, os alunos estavam a ter aulas debaixo das árvores simplesmente porque não conseguiam suportar o calor dentro das salas. A escola foi construída numa zona aberta, demasiado exposta e coloca-se-me a questão: nesta construção acelerada de escolas de baixo custo, estarão a ter devidamente em conta os aspectos relacionados com as condições climáticas de cada local? Merece destaque a boa apresentação dos professores e o uso disciplinado do quadro. A presença de estranhos distraiu os alunos, mas pareciam atentos e bem comportados." Entretanto, a propósito da qualidade do ensino no nosso país, leia ou recorde um editorial do "Notícias" aqui.

6 comentários:

  1. a fatima ribeiro parece adaptar-se melhor ao clima delà do que daki atràz do hcm, hà melhorr!

    ResponderEliminar
  2. Uma explicação: o edifício da escola não aparece nas imagens. Fica a umas boas dezenas de metros do local em que as aulas estão a decorrer. O que se vê na primeira imagem é o edifício principal da estação.
    Fátima Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Professores (Carlos e Fáatima)

    O Magazine Independente publicou nas duas últimas semanas, nas páginas centrais,um extenso artigo sobre a problemática da qualidade do ensino e as "soluções" adoptadas pelo MEC.

    Júlio

    ResponderEliminar
  4. O título do artigo é "Nós Matámos o Professor Tinhoso".

    Júlio

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Júlio.
    Fátima Ribeiro

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.