Outros elos pessoais

17 outubro 2008

Devizídio

E a caça - cerrada, impiedosa - prossegue, não nos tandos da Gorongoza, mas nas ruas, nas bocas, nos papéis e nas conferências de imprensa da cidade da Beira. Caça aos búfalos? Não, caça ao Deviz. Com efeito, a Renamo parece bem mais encarniçada do que a Frelimo na perseguição ao seu quadro (tanto quanto julgo saber, ele não foi ainda expulso da Renamo), Deviz Simango. Qual o pecado de Deviz? O de ser candidato independente as eleições autárquicas de Novembro. Qual o risco para a Renamo de Manuel Pereira? O de ganhar por ser popular e ter obra comprovadamente feita. Essa a razão por que existe esta autêntica caça política ao homem (Deviz é, afinal, um perigoso búfalo para Frelimo e Renamo), caça que parece passar agora pela impugnação, por parte da Renamo, da candidatura de Deviz como independente. Nunca como agora, na história política eleitoral do país, Renamo e Frelimo estiveram tão unidos na luta contra um inimigo comum. Um pleno devizídio tsunamico.
Tempos atrás, o Sr. Fernando Mbararano, delegado político provincial da Renamo, afirmou em conferência de imprensa que “A candidatura do membro Manuel Pereira corresponde apenas a uma vontade pessoal e não pode contrariar a vontade do partido". Os tempos mudaram: de amigo, Deviz passou a inimigo.
Enfim, Deviz tem uma trajectória política fascinante numa luta de barricadas a todos os níveis (confira por exemplo aqui, no "Notícias"). E, já agora, pode acontecer que ao devizídio suceda o renamicídio na cidade da Beira.

13 comentários:

  1. Andam rumores de que o Ministério da Agricultura voltou a arder. Será verdade?

    ResponderEliminar
  2. Confirmado e já noticiado pela RM. Dizem que teve por origem um curto circuito e que o fogo se propagou pela conduta do lixo. Ao que parece já foi debelado e não afectou documentos nem equipamento de trabalho, mas foi um incêndio considerável.

    ResponderEliminar
  3. Epá esse Ministério devia entrar no Guiness Book, duas exonerações duas queimadas.

    ResponderEliminar
  4. Nos últimos dias, tenho acompanhado pelos órgãos de comunicação a caça ao Deviz . Isso vem, apenas, reforçar a opinião que eu tenho em relação aos políticos moçambicanos. Há poucos meses para o arranque da campanha eleitoral , já se nota a falta de discurso. Quantos deles não empregam filhos, sobrinhos, primos, netos, irmãos, cunhadas, sogras, genros, tios, avós e bisavôs, nas instituições em que são chefe?
    Quanto ao incêndio no ministério, já vou me habituando, é indício de que alguém vai ser promovido.
    Infelizmente, são coisas do nosso belo Moçambique.
    Força Moçambique..!!! parafraseando Grabriel Jr. - Quem te conheci não te esqueci jamais!

    ResponderEliminar
  5. O senhor Faque inacio Faria esta construindo uma Predio na Zona de bairro bambu A menos de 100 metros da escola primariA 12 de Outubro. este mesmo foi veriador e e um dos que acusa o Sr Deviz Simango.gostaria de saber aonde Este senhor que a bem pouco tempo ate o cigarro pedia consegiu tanto dinheiro assim

    ResponderEliminar
  6. Cá para mim alguém anda a tentar dar um tiro no próprio pé.

    Alguém aqui escreveu que à uma hipótse que Devis se candidate à Presidência em 2009! Nessa altura irá a Renamo tentar trazer "o bom filho a casa"? Ai, ai, como gostaria de ver esse filme!

    ResponderEliminar
  7. prof.
    Passei a pouco da SEDE da RENAMO e estava o DHLAKAMA a fazer um comicio em memoria a Matsangaice e estavam lá umas 75 pessoas.
    Prenúncio da morte politica da RENAMO e do DLAKAMA.

    ResponderEliminar
  8. O interessante é que a Ivone Soares é sobrinha de Afonso Dhlakama. E os Mbararamos o que disseram ou dizem????????

    O Prof. Serra será processado por anunciar a ida do general de 5 estrelas a Beira. Sabia que os miúdos vão processar uma rádio da Beira por ter feito o mesmo?

    ResponderEliminar
  9. Tento saber se Dhlakama está mesmo na Beira.

    ResponderEliminar
  10. Pelo menos até aqui Dhlakama está em Maputo.

    ResponderEliminar
  11. Leiam a minha última postagem e se possível comentem...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.