Outros elos pessoais

28 outubro 2008

BOBs2009: convite aos bloguistas (2) (continua)

O que é um blogue? A internet está cheia de respostas. Para mim, um blogue é a conjunção de três grandes afirmações:
1. Afirmação identitária (sou eu, distingo-me, não sou como os outros)
2. Afirmação libertária (na net sou imediatamente livre, anónimo ou não, posso dizer e fazer o que na vida real nem sempre posso ou consigo)
3. Afirmação temática (o meu tema é este ou os meus temas são estes, é dessa maneira que me afirmo)
Naturalmente que cada um de nós tem uma maneira - ou tem várias - para dar corpo a essas três afirmações.

3 comentários:

  1. Tudo isso é verdade.

    Mas a Nº. 2, tem um sabor especial.

    ResponderEliminar
  2. O que é um blogue!!!

    As vezes pergunto-me o que pode servir um blog. Esta ferramenta tão fascinante e ao mesmo tempo perigosa em função da utilização de alguns e de acordo com aquilo que outras pessoas podem esperar de nós.•Alguns toques no teclado, a manipulação do rato e de repente o pensamento vira palavras e estas por sua vez evaporam-se no oceano da tela, prontas para ser descascadas, analisadas, interpretadas. Deixando a todos a oportunidade de reagir com delicadeza, por vezes duvidosa. Tudo depende de seus olhos sobre as palavras e as coisas. Reagimos sempre em relação ao que queremos acreditar e acreditamos saber tudo a respeito do outro. Reagimos muito pouco com o conhecimento daquele que oferece suas palavras ao nosso olhar. Um blog impede-nos de ser o centro de tudo. Faz-nos ser tolerante. Para se tornar uma mão estendida para o outro e a riqueza das nossas diferenças. Esta riqueza que inevitavelmente se torna nossa, também.•Acontece tudo muito rápido. A espontaneidade do nosso estado d´alma é acessível ao olhar daqueles que passam e que querem deter-se sobre as palavras que lhes tocam, os indiferentes ou os revoltados. Escrever já não é da exclusividade de jornalistas e escritores, mas de todos estes artesãos das palavras que encontram assim, um lugar para dizer ou amaldiçoar em palavras aquilo que o coração sente.•Um blog serve para escrever. Para se exprimir. Mas também para deixar um rasto de si próprio. Para ser visível para aqueles que amamos e que do outro lado do planeta lêem o que nós sentimos. Uns choram e outros sorriem de nossas palavras, dependendo do nosso estado de espírito e dos seus.•Um blog é usado para se viver no dia-a-dia com o pensamento que temos algo útil a dizer. E do outro lado de nossas palavras, um olhar tarda-se, porque nos tornamos para ele um caminho indispensável em sua caminhada matinal. Esse outro que nos espera em silêncio, porque ele, porque nós. E porque a ligação invisível inexplicável das coisas que ligam os seres humanos. E porque…•Um blog é um instrumento de reflexão. Uma maneira de compartilhar nossos pensamentos e as dos outros tão variados e tão diferentes. Estas diferenças que nos levam por caminhos da reflexão e da tolerância dos outros.•Um blog é um pouco de cada um de nós. Daquele que escreve claro, mas também daquele que nos lê. No reflexo conturbado de nossas palavras que mudam consoante a leitura. No olhar daquele que nunca iremos saber o que ele irá fazer de nossas Palavras. Lisa

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver a continuidade,Umbhalane. Hum, Lisa...."(...) deixar um rasto de si próprio"...Ático!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.