
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 outubro 2008
Anonimato nos blogues

11 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Sim, quando houver resultados fechados, definitivos.
ResponderEliminarComentar, sobre hipóteses, é contraproducente.
Boa noite Prof:
ResponderEliminarDe volta ao meu blog..Amanhã tentarei estar mais presente.
Abraço
Lisa
De acordo, Umbhalane. Olá, Lisa, ainda que regressou ao blogue.
ResponderEliminarO anonimato permite o acesso àqueles que têm dificuldades de ordem técnica, com problemas com passwords e coisas do género. Além disso, permite que as opiniões sejam consideradas por si, de uma forma isenta, independentemente de quem as tenha proferido. Permite também às pessoas de alguma forma ligadas a partidos, religiões ou outro tipo de filiação falarem descomprometidamente sobre os assuntos, sem recear represálias.
ResponderEliminarEu faço mesmo esta pergunta: porquê os senhores têm medo de mostrar a vossa cara?
ResponderEliminarTalvez por excesso de liberdades, direitos e garantias.
ResponderEliminarAusência de perseguição, marginalização e outros análogos.
Talvez por experiência própria, ou interposta.
Talvez porque “cautela e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém”
Se a galinha for da Zambézia, com moela e tudo, então melhor ainda.
Ainda que anónimo.
Ou pseudónimo.
umBhalane
Que diferença faz ser anónimo ou usar um pseudónimo?
ResponderEliminarProfessor essa percentagem alta de comentaristas anomimatos reflete o medo que as pessoas têm de sofrer repressão do governo apesar de vivermos em democracia ainda os cidadãos estão com muito receio das barbaridades interiores da Frelimo.
ResponderEliminarProfessor Serra eu propunha que acabasse com uso de anonimato no site e que cada um se identificasse. Tem sites onde seus autores não autorizam anonimato. Muito chato não saber com uma pessoa está a falar.
ResponderEliminarCreio que o anonimato não deriva do medo da repressão da FRELIMO como alguém sugeriu aqui. Penso que deriva do receio de se ser agredido na troca de ideias, dada a insipiência do debate aberto entre nós.
ResponderEliminarNão são poucas as vezes em que, ao invés de se debaterem argumentos, se parte pura e simplesmente para a agressão verbal. Algumas pessoas com vontade de expressar suas ideias, não estão contudo preparada para ser insultadas.
No nosso país há suficiente liberdade política para alguém não ser preso, espancado ou reprimido só porque expressou uma opinião crítica. O florescimento de jornais e semanários bastante críticos prova que a FRELIMO não mata ninguém por dizer o que pensa. Carlos Serra não é nenhum escovinha do regime, isso não impediu que ele fosse hoje Professor Catedrático numa Universidade Pública.
Agora, em relação aos que estão contra o anonimato eu pergunto: Como controlariam o cumprimento da sua prescrição, na internet? Obrigariam toda a gente a abrir blog? E se eu abrisse o blog com nome fictício? Obrigariam a colocar a foto? E se eu mandasse "trabalhar" a minha própria foto de modo a que não fosse reconhecido por ninguém, nesse blog com nome fictício? Para não falar da possibilidade de colocar nesse blog a fotografia do meu avô, já falecido, quando ele tinha a minha actual idade!
Banir o anonimato é inútil, porque ineficaz. O que o dono do blog pode fazer é não publicar todas as opiniões que ofendam o decoro, os bons costumes, a boa educação, independentemente de se são assinadas ou não. Há muita gente que assina que, nem por isso, pode ser apontada como exemplo a seguir num debate são de ideias.
Caro Professor, insisto em que o debate sobre o anonimato, na internet, não faz sentido.
Obed L. Khan
Ca estou depois de umas merecidas ferias. Gostaria que o comissario politico "Khan" explicasse o que tem a ver a Frelimo e as provas de catedratico do Professor com o anonimato.
ResponderEliminar