Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
09 outubro 2008
Anonimato nos blogues: ponto de situação
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Sinceramente, acho que é uma escolha livre de pessoas serem anónimas ou não!
ResponderEliminarEu por exemplo assino o meu comentário com o meu nome de infância e estou bem assim!
Sem medo de represálias nem de outras situações, e porque também fui educado a sempre a andar de queixo erguido! Boa tarde
A sua opinião deve ser respeitada.
ResponderEliminarNa minha opinião os anónimos são gente cobarde e mesquinha, que se refugiam nesta forma de comunicar para vinganças pessoais, para ofender a homra e o bem-nome das pessoas que dão a cara e que não têm medo de pôr a assinatura em tudo o que fazem.Esta gente rasteira que se esconde do anónimato só tem arte e engenho para discutir pessoas e não ideias e prinsipios.
ResponderEliminarO blogueiro anónimo refugia-se nesta forma desprezivel de comunicar, torpedeando o que lê, caluniando, sem qualquer respeito e tolerância.
Quem se esconde na caverna do silêncio e da penumbra, para ter o momento de glória quando escreve sem se identificar, demostra fraca personalidade e não tem o minimo de respeito e de amor pelos direitos de personalidade...
Lisa
...Caro Professor!
ResponderEliminarSe bem me lembro , quando este blog se fechou aos anónimos,quase ,quase ficou em silêncio...
...que melhor opinião sobre o anónimato continuar ou não,que essa...
...está-se a levar esta questão por caminhos muito estranhos,deixe o seu blog aberto a todas as opiniões,o que conta é que as pessoas gostam de aqui blogar.
Cordiais e pseudónimas saudações...
...Lisa eu até gosto de ler os seus comentários,porquê tanto despeito?
ResponderEliminarPenso que se os comentários não forem ofensivos,deselegantes,calúniosos,mal educados que n tem mal nenhum não saber de onde brotam...
Afinal os blogues não pressupõem que as pessoas tenham que se conhecer,e depois nem toda gente gosta de se expôr quando os temas possam de certa maneira lhes trazer desconforto...
Peace and Love?
Questionários creio serem uma parte da rotina dos pesquisadores.
ResponderEliminarE possivel escrever em anonimato com bons modos, eu alguns anonimos temos feito isso. Entretanto temos testemunhado intervencoes de pessoas identificadas que insultam outras e discutem pessoas e nao ideias, e uma forma de estar que respeito embora nao concorde dela. Sendo possivel hei-de continuar a comentar em anonimato mantendo o respeito mesmo quando nao concorde com certa ideia. Se formos proscritos, nos os anonimos, enfim o silencio e outra forma de conversar.
ResponderEliminarAcho que as pessoas não podem ser anônimas em blogues. Hoje a internet é um meio perigoso e muitos anônimos podem estar com más-intenções.
ResponderEliminar