
1. Quais os critérios que estão em jogo quando votamos em alguém ou num partido?
2. Que factores influenciam o nosso voto?
Aguardem a continuidade.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Há muito que se diga, sobre o tema que se predispõe a trazer-nos, por isso dou as maiores forças para que nos traga e que possa ser deveras abrangente, não termine por entre as visitas dos bloggers.
ResponderEliminarA democracia, pressupõe que o cidadão tenha algum conhecimento sobre as instituições, um conhecimento sobre as camadas do poder relevantes – acesso a fontes de informação alternativas e independentes – liberdade de expressão, embora em abono da verdade que se diga que, esta não seja a multiplicação de opiniões ignorantes.
E só uma sociedade civil educada e bem informada, pode participar plenamente no processo de votação, após uma análise dos programas eleitorais apresentados, pelo que acredite professor, ainda somos infelizmente levados as urnas e coagidos a votar, nas capulanas, nas t-shirts e bonés que recebemos, na esperança de voltar a receber mais em breve, razão pela qual não existe um compromisso pós eleitoral, na nossa, suposta, democracia, exemplo verídico, acontecera a dias nas duas maiores autarquias do país
Obrigado pelo contributo, estarei especialmente atento ao seu segundo parágrafo.
ResponderEliminar