Outros elos pessoais

29 setembro 2008

Samora faria hoje 75 anos





O falecido presidente Samora Moisés Machel faria hoje 75 anos caso estivesse vivo. Segundo a Rádio Moçambique em noticiário de ontem, 19:30, Chilembene, onde nasceu, será considerado local histórico nacional. Obrigado à Paula Libombo pelo envio das fotos.

9 comentários:

  1. PARABENS AO COTA SAMORA!!! MOSTROU A TODOS NOS QUE NAO HA BARREIRAS AO CONHECIMENTO ... E QUE UM LIDER NAO PRECISAR ABUSAR DO SEU PODER, NEM INFLUENCIAS ... E QUE SE SOMOS MOCAMBICANOS SOMOS TODOS IGUAIS ... NAO SO NOS OLHOS DE DEUS, NOS SEUS OLHOS E TAMBEM NOS DO MUNDO ... PARABENS CAMARADA MACHEL ... QUE DEUS O TENHA

    LAUDE GUIRY

    ResponderEliminar
  2. bom dia Professor!

    o que seria Moçambique, se Samora estivesse vivo, a guerra dos 16 anos teria durado menos? mais? o que seria a história deste belo Moçambique nas mãos de um Homem que odeiava o abuso do poder, a corrupção e outros males?

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Cada um de nós tem mitos. Entre os meus habita Samora. Como sempre digo, sou samoriano.

    ResponderEliminar
  4. Alo Professor Carlos Serra ... achei interessante definir-se como Samoriano ... mas eu sempre indago em jeito similar ao segundo anonimo se Samora teria continuado o mesmo, teria se tornado um ditador a moda Robert Mugabe, ou teria se tornado um capitalista a moda Joaquim Chissano. Aconselho-o a ler este artigo, acreditoque isto nao va representar novidade para si, dado que ja era de idade raciocinavel quando Samora era o homem do "Eh ou nao eh" ... mas a analise que se faz neste artigo descreve a Chissano como um tipo perfeito, e com as intencoes mais genuinas e inocentes que se pode encontrar num ser humano, Marcelino dos Santos eh visto como um homem firme, nem quero entrar em detalhes em relaacao a esse ... mas please leia o artigo, e compartilhe o seu ver: http://www.aliciapatterson.org/APF001975/Wright/Wright02/Wright02.html

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela referência do texto.

    ResponderEliminar
  6. Para mim Samora foi e Sera sempre o Maior Homem que Mocambique ja teve, sobe dedicar todas as suas energias a causa mocambicana, viveu pra o seu Povo, Homem de caracter e de grande personalidade e pena ter morrido aos 53 anos sem ver realizado um dos seus maiores sonhos, Ver Mocambique e a Africa Austral livre da Guerra e do regime racista da RSA.
    Que deus o tenha junto dos anjos

    VIVA SAMORA E A LUTA CONTINUA

    MAUSSE

    ResponderEliminar
  7. ...realmente o país hoje está de tal maneira parco de valores que a imagem discurssiva de Samora ressalta a olho nu como a forma perfeita de se fazer política para o povo.
    Eu vivi os anos pós independencia e não foram assim tão poeticos como se tenta fazer parecer no endeusamento de Samora.
    Foram anos difíceis ,de perseguição política a quem não abraçasse a causa marxista.
    Foram anos de faltas alimentares gigantesca,de punições públicas horríveis, de discursos de 8 horas seguidas que era obrigado a ouvir nos locais de trabalho,de lojas de elite para o poder e cooperativas inoperativas para o povo,do bem famoso 1 kg,com bichas gigantescas, das guias de marcha para se poder ir a matola,de fuzilamentos para punir os candongueiros,etc,etc.
    Hoje recordam-se os discursos perfeitos de Samora,os objectivos puros de Samora,e faz parecer que aqueles tempos viviamos uma sociedade ideal....
    Mentira ! quem não fosse adepto do marxismo corria sérios riscos e vivia mal e aterrrorizado.
    Não é por acaso que Moçambique descambou no que vemos ,e os mesmos dirigentes da época se transformaram no oposto dos sonhos utópicos de Samora, tendo em conta os métodos adoptados na altura para os realizar.
    A repressão aos próprios dirigentes era tanta ,que assim que estes descobriram uma política mais moderada ,os discursos sonhadores de Samora foram parar ás micaias...
    Vivesse hoje muito melhor do que se vivia nos tempos de Samora...sem dúvida!
    Talvez os que faziam parte do aparatnik estejam saudosos!!!!!
    Aplicar a figura de Samora aos dias de hoje é apenas frustação de quem vê os mesmos revolucionários de outrora ,transformados em super capitalistas....
    A vida está difícil,mas quem quiser, pode fazer da sua vida o que quiser.
    ...antes isso,pois a liberdade de expressão,e de opção é o maior bem que um homem pode ter, é o espelho da verdadeira LIBERDADE !!!!
    ...antes,no tempo de Samora era impensável!!!!!
    Os seus discurssos eram sem dúvida nacionalistas ,a sua personalidade super carismática,o problema era o que se passava na práctica!!!!
    como muito bem dizia Samora, não podemos esqueçer o tempo que passou...
    Parabéns Samora!!!

    ResponderEliminar
  8. É preciso mesmo se ser um TÓXICO para proferir iguais palavras. No que respeita à Samora voçê pertence à uma rara ala de pensamentos, näo pela positiva. Esse discurso parece ser de alguém que näo viveu o tempo de Samora, e que nem esteja a viver o actual. Todos os presidentes têem os seus lapsos, näo acho que os de Samora tenham sido täo piores para merecerem as suas manifestaçöes insultuosas para aquilo ele que foi, é e serà.

    ResponderEliminar
  9. ...caro anónimo.Releia o texto e veja se compreende o que eu escrevi,não seja tão impetuoso!
    Se não percebeu posso sucintamente explicar:
    O discurso de Samora era espéctacular,as suas intenções também,mas o método utilizado pelo governo/partido único era o oposto desse discurso. VIVIAMOS UMA DITADURA MARXISTA, meu caro anónimo...coisa que voçe talvez não tenha vivido e como tal muito difícilmente este texto lhe possa chegar!!!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.