Outros elos pessoais

22 setembro 2008

Detido hoje antigo ministro do Interior

Por ordem da Procuradoria-Geral da República, foi hoje detido o antigo ministro do Interior, Almerino Manhenje, devido ao desfalque de 220 milhões de meticais nas contas de 2005 naquele ministério. Com ele terão também sido detidos dois antigos directores financeiros, um do Ministério do Interior e outro da Força de Intervenção Rápida (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30). Entretanto, recorde uma postagem minha aqui, datada de 08 de Dezembro de 2006.
1. ª adenda às 21:29: leia o que o jurista Custódio Duma da Liga dos Direitos Humanos escreveu sobre o tema aqui.
2.ª adenda às 8:28 de 23/09/08: segundo o Canal de Moçambique de hoje, "foi também ontem detido em Maputo, Abílio Mussane, que até Fevereiro do corrente ano exerceu o cargo de PCA do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Mussane foi demitido de tais funções por ordem de Helena Taipo, ministra do Trabalho, depois de se ter apurado que no INSS terão sido desviados para fins ilícitos cerca de 9 milhões de dólares americanos, entre 2002 e 2008." Sobre o INSS, recorde estas postagens aqui e aqui.
3.ª adenda às o9:45: um jornalista do "Savana" telefonou-me há momentos a dizer que a notícia em epígrafe, do "Canal de Moçambique", está errada, pois quem foi detido foi Armando Pedro Junior, actual PCA do INSS. E, aparentemente, foi detido por razões diferentes das apontadas pelo jornal citado. Já telefonei para o "Canal" a dar conta do erro.
4.ª adenda às 10:37: Canal de Moçambique corrigiu o erro e apresentou desculpas.
5.ª adenda às 11:41: no caso do Ministério do Interior, o "Notícias" de hoje refere que estão em causa 220 biliões de meticais da antiga família. Confira aqui.
6.ª adenda às 17:27: leia ou recorde notícias sobre o desfalque no Ministério do Interior aqui e aqui.
7.ª às 19:43: a Rádio de Moçambique referiu um comunicado da Procuradoria-Geral da República ao nível da cidade de Maputo no qual se afirma que foram detidas ontem nove pessooas, tendo Almerino Manhenje sido detido na via pública perto do Instituto Superior de Relações Internacionais (noticiário das 19:30).
8.ª adenda às 21:36: leia o que a BBC escreveu aqui.

28 comentários:

  1. Não foi só o Manhendje, está também detido o PCA do INSS Armando Pedro e mais seis pessoas.

    Parece que os intocaveis ja começam a ser tocados, mesmo que saiam amanhã já estamos a gatinhar no caminho ao combate a corrupção, é de louvar a atitude do chefe de estado pois uma acção desta de certeza que não é iniciativa da procuradoria sem antes fazer uma consulta se pode ou não tocar.

    Força Guebuza, assim já começa dar gosto em acreditar que vai limpar a casa.
    Já há luz no fundo do túnel

    ResponderEliminar
  2. Ai comeca a questao, quem foi tocado e porque, seria interessante analisar. Desfalques no INSS datam de direcceos anteriores, porque esses nao adentraram. Quanto esta a custar ao Estado a recuperacao pos explosao do paiol de Malhazine, onde esta o ministro responsavel procausa desse rombo de vidas e do cofre do Estado. Porque nao uma sindicancia da PGR para perceber o que esta a acontecer com a mcel do Estado que esta ser retirada clientes para a Vodacom, por mecanismos alheios a concorrencia. O que acontece a uma primeira dama que orienta sessoes de governo provincial enquanto nao e membro do governo. Como feito o negocio de CaboraBassa, quem e o dono. O Canal de Mocambique vem falando de casos de droga no pais, o que esta sendo feito, Combate a corrupcao e bem vindo mas quando so parte de supostos corruptos e detida, entao da para desconfiar.

    ResponderEliminar
  3. ... os meus belicos neuronios, continuam cavando mais palha sob este caso. a virgula esta lançada, esperemos o ponto e virgula, e quiça o ponto final.

    Visao funda de um moçambicano, saboreando a mudança "doa a quem doer", mais nao disse...

    lz

    ResponderEliminar
  4. Então então afinal há corrupção ein? Por favor não andou gente a escrever no matutino do banco que ela é miragem dos doadores? Favor vigilância com os boateiros.
    Sacudu

    ResponderEliminar
  5. Esta noite sera de reflexao pra todos estes que recolheram aos calaboucos. Os nossos dirigentes terao de uma vez por todas aprender que nao devem brincar com o dinheiro do erario publico, alias o Estado ja comeca a sentir a pressao dos doadores em torno da corrupcao em Mocambique, e de louvar a atitude da PGR em de facto nos fazer acreditar que e possivel combater a corrupcao, pra isso descontamos o IRPS e demais impostos que a cada 30 dias os trabalhadores pagam ao Estado.
    Por mim nao devia terminar por aki, seria importante que o Estado confiscasse os bens que estes individuos ostentam, alias muitos de nos deve ter visto pela STV o aparato de viaturas de luxo que as esposas que se dirigiram a cadeia civil para entregar as roupas ou produtos de higiene para os seus queridos maridos... Se o Manhenje recolheu aos calaboucos, significa que muitos outros corruptos seguirao o mesmo caminho, dentre os quais os baroes da droga(com capa de diplomatas),o caso dos Administradores dos Aeroportos de Mocambique,etc etc
    NM

    ResponderEliminar
  6. Agora so falta dizer que os apostolos da desgraça tb estao na PGR...Lol.
    Observador

    ResponderEliminar
  7. E os trezentos mil do entao juiz como ficaram, quem o manda para o tribunal, aiaiaiaiaiai... cuidem-se os escovinhas, quando o sistema quer mostrar servico queima alguns, fraquinhos, sem ligacao a Nachingweia de preferencia e nem lacos de parentesco presidenciais.

    ResponderEliminar
  8. Nao restam duvidas que se trata de uma boa noticia, mesmo que as tais pessoas nao venham a ser julgadas ou condenadas! Mesmo que tal accao seja fruto da pressao dos doadores que estao fartos de financiar um Estado corrupto. Mesmo que tal accao seja apenas para enganar o povo e a emergente classe media desiludida com o actual governo Monarquico! Mesmo que tal accao seja apenas para angariar votos para as proximas eleicoes em Novembro e quica em 2009!

    ResponderEliminar
  9. Acho melhor sermos prudentes e cautelosos com algumas conclusoes sobretudo quando nao temos todos os dados que compoem esta 'novela'.Um apelo ao Prof Serra, por favor interaja com os visitantes do seu Blogue fica estranho quando o sinto ausente, por vezes, nos comentarios de algo por si trazido a debate.

    A.M

    ResponderEliminar
  10. bom dia professor.
    Gostaria muito de ouvir seu comentário acerca da detenção de MANHENJE, houve um pronunciamento de CHISSANO no fim do Telejornal da TVM.
    Muitos dos que estão detidos fazem parte quase constante na páginas da TVZINE.
    INVESTIGUE SE
    Os carros que usam;
    Casas que tem nos melhores locais deste país;
    Onde estudam os filhos;
    Onde habitualmente fazem as suas compras...

    ResponderEliminar
  11. Já que todos somos ladrões e se o ladrão decide devulgar o outro? e este por sua vez o outro? assim em sussecivamente será que não chegamos ao grande empresário que começou o seu negócio vendendo patos?

    o que acha Professor

    ResponderEliminar
  12. Chegando ao tio patinhas ele perde confianca no PGR e destitui-o, se o parlamento piar ele destitui-o tambem, he he he he, la vai o nosso monarca enriquecendo com 22 milhoes de patos e mandando uns patinhos feios para a cadeia

    ResponderEliminar
  13. Caro Professor
    Gostaria que confirmasse estas notícia.
    Diz se que Manhenje, não foi detido no ISRI, como certa Imprensa insiste em afirma.
    Um estudante daquele local diz que ele dá (deu), as aulas no Semestre passado e Ontem não foi vista a alma dele lá.
    Seria de bom tom que as pessoas publicasse algo com dados concretos, a bem da imprensa.
    sem mais.
    um abraço

    ResponderEliminar
  14. Falta o ex-ministro da educação. Se essa detenção éverdadeira ele também deve fazer parte dessa maratona.

    Aqui na zambézia minha terra na direcção provincial houve um grande burracão de fundos da Danida assim como da Dinamarca.

    ResponderEliminar
  15. Ninguem parece ver outra desculpa para tal ocorrencia senao a das eleicoes que irao ocorrer mui em breve - digo as presidenciais!!! O k eh interessante para mim eh k esses desfalques nunca foram segredo para ninguem ... tal como todos nos sabemos que o empresario mais bem sucedido de mocambique nao comecou com patos ... e entao nao estara ele numa posicao de intocavel?!!! Quando eh que os lideres da liberacao nacional irao passar para o estatuto de POVO, quando seremos todos iguais? Nao irao estes movimentos despoletar vingancas no futuro? E quando este executivo sair, nao irao os proximos tambem mandar averiguar as contas, do presente executivo, e bem mesmo akelas da capoeira cujas galinhas so comecaram a por ovos de ouro apos a morte de Samora!!! Era preciso fazer uma cabeca rolar dar exemplo!!! Uau, toda a gente exaltou-se e parabenizou o executivo ... objectivo alcancado ... vamos todos esquecer da situacao do Paulino e demais!!! Justo que comecem a pegar a esses, mas que o facam com todos, nao que peguem cabecas exemplares para enganar o povo ... somos POVO nao populacao!!!

    ResponderEliminar
  16. Ainda há alguns meses cruzei-me com o Dr.Manhedje numas bombas de gasolina! ele bem discreto e eu disse pra mim: fogoooo este gajo tah viver bem depois de ter saido do governo do "deixa andar"...lol

    Mas como é que é possivel no tempo que o Dr. Frangulis era o BOSS da PIC, não lhe deram meios para investigar a morte do SIBA-SIBA?? afinal havia muita mola ??!! @ verdade é que dentro do ministério do interior existe muitos GANGASTERS intocaveis que usam o cartão vermelho para cometerem crimes e quando chega a hora de os prender a PGR fica com medo de agir,por causa do tráfico de influência.

    mas epah, acho que esta detenção é para enterter alguns escribas e alguns sectores & "opnion makers"...contudo, pra mim estas decisões chegam tarde, mas vamos esperar para ver aonde vai estas supostas lutas de combate a corrupção.

    Vamos ver se isto não é uma peça de teatro...

    ResponderEliminar
  17. ..epá só mais uma question!!????

    se for provado que eles disviaram o dinheiro do ESTADO para fins pessoais, qual será a sanção?

    Haverá possibilidade de lhe confiscar as casas que tem na TOWN, BELO HORINZONTE,ETC???carros o dinheiro que estão nos bancos???

    ALGUM jurista ai para entrar no debate!?








    ____________________________
    Mais esse Partido, nao é teu PARTIDO.
    TU SÓ queres Tirar PARTIDO
    gritas-t VIVA O PARTIDO!!!!
    MAS com o coração Partido.


    by:AZAGAIA

    ResponderEliminar
  18. hahahahaa o POST do 2º anónimo é muito agrecivo!!hahahahahahaha

    chisssááá!!!!

    "O que acontece a uma primeira dama que orienta sessoes de governo provincial enquanto nao e membro do governo."

    HAHHAHAHAHAHAHA









    ____________________________
    Mais esse Partido, nao é teu PARTIDO.
    TU SÓ queres Tirar PARTIDO
    gritas-t VIVA O PARTIDO!!!!
    MAS com o coração Partido.


    by:AZAGAIA

    ResponderEliminar
  19. Claro, se esse pais fosse serio esses tipos todos jah teriam as suas contas congeladas e as suas propriedade sob a alcada do tesouro e sob proibicao de venda ou arrendamento! Mas claro, como a maioria sabe, isto nao passa de um jogo politico para o "doador ver" e preparar as jornadas eleitorais que se seguem. Nao se admirem se nao ouvirem mais desses casos ateh as eleicoes Presidenciais em finais de 2009.

    ResponderEliminar
  20. A corrupcao nunca, em nenhuma constituicao foi eliminada prendendo membros do Governo anterior ... a corrupcao eh eliminada prendendo membros do Governo em vigor ... Justica eh um termo relativo ... concordo com o anonimo quando diz k "uau cruzou com ele nas bombas e estava em boa postura" ... mas eu pergunto o que eh mais efectivo, prender um membro do actual mandato para dar a mensagem a aqueles que estao a sacar agora", ou escolher alguem sem influencias, que cometeu muitas irregularidades mas bem menores do que um punhado de gente e prende-lo por intencoes politicas ... o pelouro executivo nao deveria ter influencia nenhuma sobre o judiciario ... o Procurador como cao de guarda/ombudsman deveria ser completamente independente do executivo ... Eu garanto que entre eles ainda estao a comer em quantidades industriais ... Nao temos cadeias suficientes em Mocambique para prender os corrputos que diambulam pela praca ... mas tambem, nem, toda mola foi desviada!!!

    PS: Temos que aprender a penser independente ... temos k dizer ao Governo bom trabalho, mas nao eh suficiente, nao queremos ver "so" individuos estripados de poder a cair ... queremos dar uma licao aos que estao fazendo-lo agora

    PS2: O corrupto Mocambicano nao investe no Pais, nao cria emprego, so mama a mola ... isso sim errita-me imenso. Se roubares de mim, o minimo que tens a fazer eh empregar-me

    ResponderEliminar
  21. ESTE SR. MAGNO SÓ DIZ DISPARATES.

    ResponderEliminar
  22. Lamento Samora nao estar vivo: Pegava Manhenje, seus compadrios e muitos pseudo empresários de sucesso para lugares apropriados. Samora varria a partir do seu quintal... É pena, muito que deviam ter aprendido com ele, "desaprenderam" por completo as lições do mestre!

    ResponderEliminar
  23. Se eu fosse ADVOGADO!!!!????


    mandava passear estes suspeitos.Só se me pagassem bom dinheiro (tirando desse desviado),porque eles merecem cadeia.

    ResponderEliminar
  24. Concordo com aquele que apontava Mgwenha como quem seria julgado porque sabemos do dinheiro que usou em seu benefício

    ResponderEliminar
  25. Dou pulos de alegria por pelo menos, e no mínimo, estao a ser enxuvalhados em praça pública... Esperemos que vá em frente!! Guebuza continua na cruzada contra a ala do Joaquim....Zangam-se as comadres!! Força, que se zanguem mais vezes. Pena é que achou que o Comiche também deveria ser afastado....enfim.

    Qnt ao Manhenje, foi um NOJO de ministro, pau mandado do Joaquim, protector de Nhympine e da familia Chissano, com certeza nao mamou os 10 Milhoes sem a familia que protegia. Adoraria mesmo é que fosse indiciado pelas fugas de Anibalzinho e quiça pela morte de Siba Siba Macuácua...

    "Assim vai o mundo, aos xutos e pontapés..."

    Agora é só imaginarmos, o presidente a seguir ao Guebuza começará também a prender os que hoje roubam em nome dos patos....Mais vale tarde do que nunca...

    PENSEM NISSO
    Tsin Tsi Va

    ResponderEliminar
  26. Há um dito popular, muito antigo, que reza assim:

    "A montanha pariu um rato"

    porque

    "Até ao lavar dos cestos, é vindima".

    É melhor guardar os foguetes.

    ResponderEliminar
  27. Gostária que indicassem me o nome de um camarado, um politico, um dirigente honesto. Se fossse a citar casos de corrupção comprovados, abuso de poder, honestamente tenho certeza que não teriamos espaço suficiente para colocar essa gente, começando por investigar a lista dos “top 10” poderosos de Moçmbique, aliás da qual o actual presidente é o lider e ainda fazem parte o ex-presidente da República, o actual presidente do Munícipio de Maputo.O caso da compra de viatura na província de Cabo Delgado quando o actual Ministro do Interior era o chefe do eleco governamental, o caso de desviu de dinheiro que envolve o actual procurador da república. Será que a detenção de Manhenje não é para intimidar os contra a Disnástia Guebuza? Espero que o Manhenje não sejá o único sacrificado pois a ser assim isso não é justiça é brincar com um povo que de burro não tem nada.

    ResponderEliminar
  28. Vamos deixar de brincar com um povo honesto e trabalhdor.
    Hoje o sacrificado foi o Manhendje e seus amigos. A verdade é uma toda essa corja de falsos empresários, que temos na praça é fruto de desviu de dinheiro de estado e abuso de poder, começando pela lista top 10.
    Não usemos nomes, sem relações de paratesco, para crédibilizar um governo que de anti-corrupção, do deixa andar, de abuso de poder nada tem. Não acrédito na inoscência de Manhendje como também não acrédito na honestidade de nenhum dirigente...

    A ver vamos...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.