Outros elos pessoais

21 setembro 2008

Amanhã sobre Deviz na STV

Serei um dos intervenientes amanhã no programa "Opinião Pública" da estação televisiva STV, 13:30, com Deviz Simango como tema. O jurista Carlos Jeque também estará presente. Quer interagir connosco?
Adenda às 21:02: a Rádio Mocambique acabou de informar que o chefe da campanha de Deviz, Chico José, reafirmou que as "bases da Renamo" (sic) apoiam o candidato. Grande imbróglio, este.

3 comentários:

  1. Meus cumprimentos a Daviz Simango, o grande líder político em Mocambique.

    Provavelmente conseguirei dizer mais amanhã por e-mail para si, Prof e já enviei um e-mail a Ivone Soares para lhe dizer de quão adoro lideres como Daviz. Pedi à Ivone para mostrar o meu e-mail aos senhores Afonso Dhlakama e Ossufo Momade.

    ResponderEliminar
  2. Professor Serra, tenho lido atentamente os seus posts e as reações, e sem pretender meter foice em ceara alheia decidi dar um pequeno contributo:
    A existência de candidatos independentes a eleições é uma demonstração de que a democracia está impelementada.
    A decisão de um politico se candidatar como independente significa que é um lider, com um projecto para a gestão da coisa publica, e o bem estar comum. Não se apoia numa estrutura partidária mas sim no desejo de dar resposta as expectativas das pessoas.
    Tarefa hercúlica? Os outros politicos não têm os mesmos objectivos?
    Possivelmente, no entanto a ausência do apoio de um partido obriga o politico independente a dar sempre o seu melhor. Como refere Maquiavel a respeito do pricipado civil: "um principe rodeado por muitos que lhe parecem seus iguais, não pode mandar neles, nem manejar como bem lhe aprouver...quem for feito principe pelo favor do povo deve conservar sempre a sua amizade(...)"
    Concluindo, se um politico independente for um LIDER será facil ser eleito, difícil será manter o projecto proposto inicialmente.

    bom trabalho,
    ms

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, reflectindo. Ms: muito interessante o enquadramento de Maquiavel...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.