Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
25 agosto 2008
Dois linchados na Matola?
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bom dia sr Carlos, sobr esse assunto nada tenho apesar de viver na Matola e estando bem proximo do local onde foi praticado tal acto macbro.
ResponderEliminarPorém tenho esta pequena noticia que aconteceu na mesma cidade.
Gémeos queimados vivos sob acusação de terem violado uma menor
25 de Agosto de 2008
Irmãos gémeos foram queimados vivos na noite de sábado por uma multidão no Bairro da Matola A, quarteirão 44, em Maputo. Segundo a Polícia, os malogrados são acusados de terem violado uma menor de dezesseis anos há cinco dias.
Os corpos das vítimas só foram retirados no local quatro horas depois do linchamento, quando a família conseguiu um meio de transporte.
Izac e Zacarias, gémeos de 18 anos, foram linchados por volta das 21 horas. Os gémeos encontravam-se na casa vizinha a assistir à novela quando desconhecidos que se faziam transportar numa carrinha chegaram a sua casa.
Segundo testemunhas, tudo indica que o acto tinha sido planeado porque os autores do crime teriam informado no local que se iam vingar.
A Polícia, que chegou no local depois do tudo consumado, diz ter recebido a informação, mas na altura não dispunha de meios.
Domingo, a família dos malogrados, reunida para tratar do enterro dos seus entes queridos, diz ter havido um equívoco.
Os gémeos eram sucateiros, além de estudarem à noite.
A equipa da TVM deslocou-se à Primeira Esquadra para se inteirar do assunto.
O comandante, que não quis falar às câmaras, confirmou ter aberto o caso da violação e morte da menor e mesmo o linchamento dos supostos violadores, mas o auto já se encontrava no comando da cidade.
Já no comando provincial, a TVM foi informada que só seria possível ter acesso à informação segunda-feira.
Os corpos dos malogrados foram retirados no local por volta da meia noite, quando a família conseguiu o meio de transporte.
Fonte:Tvm
Muito obrigado, Orlando, postarei logo que puder!
ResponderEliminar