Outros elos pessoais

04 agosto 2008

Dez mandamentos políticos para os candidatos ao primeiro andar (5) (continua)

Se és ambicioso aprende que para chegares depressa lá acima tens de andar devagar cá em baixo e que para teres tudo amanhã não deves comer três vezes ao dia hoje, mas apenas pequeno-almoçar." (filósofo vivendo algures no planeta)
8. Precisas eficientar: lá onde trabalhas serás cumpridor, zelador, chegador a horas, missionário sem falha. Não faltarás a nenhuma reunião, não deixarás de cumprir nenhuma tarefa, por mais penosa que seja. Serás o primeiro em tudo, mas atribuindo sempre ao chefe os méritos do que fizeste e farás.
9. Precisas comiciar: em tempo de comícios, tu lá estarás. A tua função consistirá apenas em seres visto no teu porte calmo, cumpridor. Mas seguirás obstinadamente os movimentos corporais e messiânicos dos chefes, aplaudindo ou vituperando com eles. Contudo, não te excedas nunca. E se escreves em jornais - outro sítio de comício adequado, especialmente em período eleitoral -, veste tom de sabe-tudo respeitável e doutrinal perante os opositores, como se as mazelas deles só merecessem a tua lástima branda, sapiente. Mas, claro, não percas nunca de vista as palavras de ordem do dia do teu partido, as mais sagradas, as mais milenaristas. Porque tu és o apostoleiro da graça em luta contra os apostoleiros da desgraça.

3 comentários:

  1. Vai ver mesmo que vão seguir os "conselhos".Estamos juntos.

    ResponderEliminar
  2. Seja onde for que escrevas, incluindo blogues, jornalecos, nunca deixe dúvidas de que lado estás. Diga sempre das coisas erradas feitas por que abominas (o govrno do dia por exemplo) e enalteça a (o)posição que apoias. Assim, pode ser que as mudanças por que se espera e desespera (maçaroca comida por aves ou outros animais - pangolim por exemplo) nos tragam a satisfação por meio de lugares que tanto ansiamos (nem escondemos).

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.