Outros elos pessoais

03 agosto 2008

Dez mandamentos políticos para os candidatos ao primeiro andar (4) (continua)

Se és ambicioso aprende que para chegares depressa lá acima tens de andar devagar cá em baixo e que para teres tudo amanhã não deves comer três vezes ao dia hoje, mas apenas pequeno-almoçar." (filósofo vivendo algures no planeta)
5. Precisas desmaledicenciar: não fales mal dos outros nos corredores do teu partido, cada outro tem também os seus amigos, os seus grandes, as suas confrarias de influência. Não comprometas ninguém, tu estás acima do diz-que-diz. Mas quando em causa estiverem membros ou simpatizantes dos partidos contrários e verificares que os chefes te miram, sê duro e definitivo, com abundante recurso às frases habitualmente por eles usadas. Sê paciente: as eleições aproximam-se, o primeiro andar espera-te.
6. Precisas palavra-de-ordemar: decora bem as palavras-de-ordem do teu partido. Nos momentos adequados, usa-las, com doçura ou com vigor, consoante o que fizer o chefe ou tiver sido fixado pelos pais fundadores do partido. Nada inventes, nada alteres: segue-as como os cães seguem os donos. E se escreveres em jornais, torna as palavras científicas (mensagem a passar: "sou cientista, mas falo a vossa linguagem, sou vosso, sou o vosso doutrinador"), a digestão fica mais douta, respeitável.
7. Precisas footingar: nas manhãs, cedo, nas artérias onde vivem os chefes, corre, footinga, devagar, modestamente, mas decidido. Não uses Adidas nem fato de ginástica caro: socorre-te de algo frugal. Se por acaso cruzares com um chefe, cumprimenta-lo sem excesso, mas com gratidão visível. Se escreves num jornal, footinga como se não estivesses a footingar, mas footigando. Não olvides nunca que não és o dono do tapete, mas apenas o tapete.

3 comentários:

  1. Buéeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Footingar!!! Sabe bem rir neste domingo frio!!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia professor!!!

    Esses mandamentos são universais.

    "Footingar" é preciso!

    NOTA:Fiquei alegremente satisfeita em saber que o senhor retornará (ou já retornou) ao Brasil.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não, Juraci, aviso quando estiver a partir...Abraço!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.