Outros elos pessoais

25 julho 2008

Só faltava esta!

Sou um leitor habitual do website do jornal governamental zimbabweano, The Herald. Ora, esta manhã, num momento de folga, tentei acessá-lo. Acontece então o seguinte: existe o aviso de que o website poderá danificar os nossos computadores. O aviso está a ser passado e aprofundado pela Google, desta maneira, em inglês: "What is the current listing status for www.herald.co.zw/? Site is listed as suspicious - visiting this web site may harm your computer. What happened when Google visited this site? Of the 772 pages we tested on the site over the past 90 days, 176 page(s) resulted in malicious software being downloaded and installed without user consent. The last time Google visited this site was on 07/24/2008, and the last time suspicious content was found on this site was on 07/24/2008. Malicious software includes 240 scripting exploit(s). Successful infection resulted in an average of 1 new processes on the target machine. Se quer ler em português, use este tradutor.
Alguém me pode dizer se está a ter o mesmo problema? Como interpretar tão anómala situação? Algum leitor técnico de informática sabe explicar o que aparentemente se passa? E o que aparentemente se passa passa-se realmente?

8 comentários:

  1. No meu navegador (Mozilla Firefox 5.0) apareceu a seguinte mensagem:

    "Site denunciado como foco de ataques!

    O site www.herald.co.zw foi denunciado como sendo um foco de ataques e foi bloqueado baseado em suas preferências de segurança.

    Focos de ataques são sites que tentam instalar programas que roubam informações pessoais, usam o seu computador para atacar outros ou danificam o seu sistema.

    Alguns destes sites intencionalmente distribuem software nocivo, mas muitos são comprometidos sem o conhecimento ou permissão de seus responsáveis."

    Tal mensagem ainda me permite três opções:

    1) Me tire daqui.
    2) Por que este site foi bloqueado?
    3) Ignorar este alerta.

    Ao clicar em "Pr que este site foi bloqueado?" eu caio na mesma mensagem postada:

    "Safe Browsing
    Diagnostic page for www.herald.co.zw/..."

    Realmente muito estranho...

    ResponderEliminar
  2. Caro Professor,

    Sim, tenho a mesma mensagem. Desde o site do Herald foi atacado por piratas (no mês de Maio), há varios viruses, trojans e malware (software malicioso) naquele servidor, levando o Google a emitir um aviso. "O site pode danificar o seu computador". O que eu obserou é que o site do Herald tenta fazer downloads infectados para meu computador (sem sucesso). Mas quem tem conhecimento na área informática, um forte firewall e software anti-virus pode pelo menos ariscar ler os textos.

    Um abraço
    Oxalá

    ResponderEliminar
  3. olha...vejam o lado bom da coisa. Mugabe agora, tem menos um meio para fazer passar as suas mensagens 'idiotas". Eu acho o maximo. O chato é que durante algum tempo nao saberemos o que pensa a 'cupula Mugabe" sobre o actual processo de tentar encontrar um GUN.

    ResponderEliminar
  4. Prof. Atraves do explorer 7 é possivel acessar o site. Infelizmente.
    O titulo da 1a noticia de hoje é: 'Zim talks underway in SA'

    ResponderEliminar
  5. Zenaida,

    O Internet Explorer (IE) e' dos browsers mais vulneraveis e inseguros que anda por ai' (daii que alternativas como o Firefox, opera, Safari ou outras sejam remcomendadas). E' bem possivel que os IE esteja a deixar que os programas maleficos se instalem no seu PC.

    V.I

    ResponderEliminar
  6. VI tem razão. O IE 8.1 beta tenta fechar algumas janelas porosas na segurança.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.