Outros elos pessoais

19 julho 2008

Empreendedores

Na era revolucionária, com Samora, o termo era capitalistas.
Na era do primeiro capitalismo, com Chissano, o termo passou a ser agentes económicos.
Na era do capitalismo consolidado, com Guebuza, o termo cada vez mais em voga é empreendedores.
Nota: ao ouvir um douto participante num programa da Rádio Moçambique esta manhã, fixei esta brilhante frase: "Não se ganha dinheiro de ânimo leve".

2 comentários:

  1. Daqui a mais algum tempo o termo a ser usado sera,vigilantes económicos. sera? Nao posso estar enganado, ou melhor sera, empresarios de sucesso.

    ResponderEliminar
  2. Agora é que a porca torce o rabo.

    Gosto mais do termo Guebusiano.

    Empreendedor não precisa ser capitalista, embora possa ter mentalidade capitalista.

    Um pequeno empresário, um micro-empresário que empreende o seu próprio emprego, e porventura mais 1 ou 2.
    Uma pessoa dinâmica, que parte para a frente, que arrisca, que cria, inova, é um empreendedor.

    Que nem aquele que vendia carvão, transportado na sua ginga, da zona de Nampula.

    Capitalista tem uma carga ideológica muito "carregada", ainda.
    Noutros locais, é bom.

    Agentes económicos é muito vago, somos todos nós - é deixa andar, mesmo!

    Empreendedor, é melhor.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.