Outros elos pessoais

18 junho 2008

A vitória esmagadora de Mugabe e os maus do MDC

Em grande destaque na sua primeira página, o "Notícias"de hoje dá conta de que "uma delegação da ZANU-FP, do presidente Robert Mugabe, foi recebida ontem em Maputo pelo Presidente Armando Guebuza, a quem informou sobre a actual situação no Zimbabwe, a uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 27." O interessante está em que o ministro zimbabweano da Habitação Rural, Emerson Mnangagwa, chefe da comitiva, afirmou que “nós vamos à segunda volta das presidenciais cientes de que vamos ganhar com uma maioria esmagadora”" e que "Em relação a episódios de violência diariamente reportados pela Imprensa (...) tudo não passa de uma propaganda enganosa do Movimento para Mudança Democrática (MDC), maior partido da oposição, para confundir a opinião do eleitorado", pois a maldade e a violência estão no MDC. Portanto, Mugabe já ganhou aos maus do MDC e a ZANU-PF é o baluarte do pacifismo no Zimbabwe.

15 comentários:

  1. Minha revolta se torna imensa diante desse espetaculo. Com gente morrendo no Zimbabwe, temos que ouvir esses discursos. Vergonha se estende aos anfitriões dessa delegação desenvergonhada.

    ResponderEliminar
  2. (No final da audiência, que decorreu no edifício da Presidência moçambicana, o governante e dirigente partidário zimbabueano fez ainda questão de esclarecer em que qualidade se deslocou a Moçambique. "Esta é uma visita normal de uma delegação da ZANU-PF ao presidente da Frelimo, o nosso irmão Presidente Guebuza", esclareceu. ) http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=351060&visual=26&tema=2
    Nada de novo, os bispos alertaram da partidarizacao do Estado, ha pouco tempo atras o chefao de um Partido Comunista teve honras de chefe de Estado.

    ResponderEliminar
  3. Pronto! Agora sim, Mugabe começa a demonstrar os seus sinais de desespero. Enviar delegação para pedir apoio de Moçambique, depois de Tsvangirai já ter passado por aqui, é sem sompbra para duvidas, a pior jogada que ele poderia fazer. Que tipo de apoio ele anda a procura, se está tão convicto de que vai ganhar as eleições?

    ResponderEliminar
  4. O Zimbabwe está cheio de "MAUS" caro Professor. Mugabe não é um dos "maus" lá do sítio? Ou se acredita que é o único "MAU"? Ou interessa que seja o único "mau"?

    Se deixarmos de procurar "maus" e preocuparmo-nos em entender o que está a acontecer no Zimbabwe, em termos de causas profundas, consequências e possíveis soluções estaremos a prestar um grande contributo ao nosso continente.

    Só que os poderes que contam já sabem o que se passa no Zimbabwe: Está lá um "MAU" que se chama Mugabe. É só remover esse tirano que todos os problemas seculares do Zimbabwe ficam sanados.

    Até onde pode levar a vingança do ocidente contra um homem incómodo!

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  5. ola,um grande abraço para Moçambique e para toda a nação africana.Os meus parabens pelo seu blog ,muito interessante,e a forma inteligente como aborda os temas.........................um abraço da suiça

    ResponderEliminar
  6. A vitoria esmagadora de Mugabe e os maus do MDC e u titulo para reflexao, epa! Mugabe vitima do ocidente, porque nao veio dizer-nos em tempo util que estava sendo vitima do ocidente? Quando convinha e tinha proteccao desse ocidente estava tudo bem, zangaram-se as comadres agora estamos todos mal. Ja agora conte ai de que forma o ocidente tem necessidade de vingar-se de Mugabe?

    ResponderEliminar
  7. A culpa é dos seus compinchas,presidentes dos paises vizinhos que são cobardes e cúmplices da desgraça de um povo. Ainda conseguem dormir?

    ResponderEliminar
  8. ...ainda vamos ver o Mugabe a continuar no poder ,sob o olhar cúmplice dos outros libertadores das pátrias vizinhas e o tempo a apagar o resto...
    â boa maneira dos multipartidarismos falsos, das ditaduras encapotadas ,que se prestam nestes tempos a fazer crescer as riquezas de meia duzia de velhos babacas`e suas respectivas proles e que continuam á boca cheia a se intitularem de libertadores da pátria, mas que se transformaram sim nos DONOS DA PÁTRIA ,â conta do suor e do sangue do povo que infelizmente é humilde demais...
    os cães raivosos que mordam sem parar para ver se a raiva actuando nos homens os acorda para esta realidade passiva de subjugação total !!!!
    ...apenas um desabafo raivoso para intoxicar!!!

    ResponderEliminar
  9. Isto aqui está a provar aquilo que tenho dito. Precisamos de pressionar ao nosso governo, o governo mocambicano para deixar de pactuar com o regime de Mugabe.

    ResponderEliminar
  10. É capaz de ser a mão externa do espírito de Ian Douglas Smith!

    E os outros grandes culpados, senão os maiores, são os Povos da região.

    Os dirigentes são excelentes, e incompreendidos.

    E as "interferências", do vingativo ocidente, bem como as dos beneméritos da China, Rússia, Índia, Japão e outros, totalmente desinteressadas, julgo não terem grande influência no estado das coisas.

    Os culpados devem ser mesmo, os Povos da Região, ...ah, e o tal espírito.

    ResponderEliminar
  11. Claro que o MAU é Mugabe! Sem ele tudo correria muito bem no Zimbabwe. Esta é que é a grande verdade. Com o MDC e com Tswangirai os Zimbabweanos andarão todos muito felizes.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  12. Com a MDC no poder os zimbabweanos viveräo aquilo que se chama: PAZ NA OPRESSÂO.

    ResponderEliminar
  13. "PAZ NA OPRESSÃO" deve ser bem melhor que "VIDA NA MORTE" se a questão é comparar...

    "Claro que o MAU é Mugabe! Sem ele tudo correria muito bem no Zimbabwe. Esta é que é a grande verdade. Com o MDC e com Tswangirai os Zimbabweanos andarão todos muito felizes"

    Nossa!!! Tem ironia maldosa por aqui ou eu estou sensível demais hoje?
    Me deu ate vontade de soltar o "bicho bruto" que tenho acorrentado dentro de mim.Ai saudade dos tempos de "insultamentos"

    ResponderEliminar
  14. A questão crucial é:

    - Para que é que se fizeram eleições?

    As regras do jogo foram jogadas.

    O resto é uma grande treta!

    Não queria eleições?

    NÃO AS FIZESSE.

    ResponderEliminar
  15. Vamos lá, leiam a minha última postagem “última hora”...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.