Outros elos pessoais

25 junho 2008

Os jovens do garimpo







Lá, por terras dos montes Chimanimani. Atacados pelos mosquitos, vivendo em condições miseráveis, comendo o que há quando há, muitos começando a trabalhar de madrugada, outros morrendo, jovens tentam construir um futuro diferente procurando ouro no Revué. Há lá muita gente fugida do Zimbabwe, procurando no nosso país o futuro o que no seu não encontram. O The Spiegel obteve uma impressionante colecção de fotos desses jovens. Confira aqui e aqui.
Entretanto, lá por terras de Mutare, Zimbabwe empobrecido, não muito longe, a riqueza das ocasiões exposta sem problemas, com carros de luxo, há até gente que vem de Moçambique. Confira aqui.
Se quer ler em português, faça uso deste tradutor. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, pelo envio da referência do segundo portal aqui indicado.

3 comentários:

  1. sera que depois de tanto trabalho a riqueza vai para eles?

    ResponderEliminar
  2. O garimpo é a actividade economica mais retanvel para a população rural da parte central do pais. Para uma analise em mais por menores ver
    doi:10.1016/j.resourpol.2008.11.001

    Se precisar copias deste artigo, pode me contactar stefaan_dondeyne@yahoo.co.uk

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.