Eis extractos de uma informação para ponderar: "(...) de acordo com um artigo publicado no jornal "Notícias", do dia 22 de Junho de 2007, citando dados fornecidos a partir do referido Inventário, "o País perde anualmente cerca de 219 000 hectares de florestas, o que representa uma taxa de desmatamento de cerca de 0,58%". Como causas principais foram apontadas as seguintes: a procura crescente de combustível lenhoso, a agricultura itinerante, as queimadas florestais e a falta de planos de uso e aproveitamento da terra.Contudo, este dado é facilmente posto em causa visto serem completamente desconhecidos os números da ilegalidade na exploração florestal, isto é, ainda ninguém conseguiu precisar qual a percentagem aproximada de corte ilegal que se verifica anualmente no país. Portanto, sem tal dado, não se pode afirmar categoricamente estarmos a explorar os recursos florestais abaixo do corte anual admissível, e que tal corte não está a comprometer seriamente a sustentabilidade das florestas.
Aplicámos, assim, a regra 3 simples: se 1 (campo de futebol) está para 0,54 hectares, X (campos de futebol) estão para 219 000 hectares. O resultado obtido foi simplesmente impressionante: o país perde anualmente uma área florestal equivalente a qualquer coisa como 405 555,556 campos de futebol!
Através deste número ficámos ainda a saber que, por dia, perdemos uma área florestal correspondendo a 1111,111 campos de futebol, e que, por hora, perdemos sensivelmente 46,2962962 campos de futebol!
o egoismo de alguns ultrapassa as necessidades de outros
ResponderEliminarJokas