Outros elos pessoais

05 junho 2008

Manuel Pereira, o frustrado

A manchete do "Savana" desta semana é Manuel Pereira, ex-primeiro delegado da Renamo na Beira e deputado do partido na Assembleia da República, que afirmou estar frustrado após “30 anos de sacrifício pelo partido”. Candidatou-se há dias a futuro presidente do município – afirmando que isso era um pedido das “bases” -, mas parece que a direcção do partido se distanciou da intenção, apostando em Deviz Simango, actual presidente do município e membro da União Eleitoral coligada com a Renamo. O deputado afirmou que pessoas estão a ser humilhadas por Deviz, estando “a esmagadora maioria na desgraça total”, que pessoas estranhas estranhas estão agora no partido e que este corre o risco de perder a hegemonia na Beira. Afirmou que Deviz é tecnicamente bom e politicamente mau. Apontou, ainda, o dedo acusador a membros influentes da Renamo a nível central, como Mazanga e Mbararano. Espera, agora, ser recebido por Afonso Dhlakama, presidente do partido. O antetítulo do semanário é este: Manuel Pereira dispara de novo. O título: Frustrado ou manipulado? (p. 3).
1.ª adenda às 16:55: aqui parece estar uma coisa boa: haver vários concorrentes da Renamo, haver confronto de ideias e de programas. Mas aqui pode estar, também, uma coisa : a possibilidade de erosão do poder renamiano no município da Beira assegurado por Deviz Simango (já várias vezes premiado por diversas organizações pelo trabalho autárquico realizado), com forte brecha aberta para a reeentrada vitoriosa de um candidato da Frelimo.
2.ª adenda às 18:07: o que Pereira está a dizer é que há um sector (numeroso, parece ele deixar nas entrelinhas) que não está a ser beneficiado pela distribuição de recursos (materiais e simbólicos) de poder que o município da Beira é suposto proporcionar. O que Pereira está a dizer é que Deviz Simango é, apenas, um aliado da Renamo e não um membro da Renamo, que Deviz não é um histórico do partido. Vamos agora verificar se não despoleta a roupagem étnica e a aparência de um conflito Sena/Ndau.
3.ª adenda às 18:31: a posição de Pereira torna-o, subitamente, um aliado natural da Frelimo, que acusa Deviz de gestão ruinosa do município da Beira. Se Maquiavel escreveu um dia que o favor dos habitantes de uma província era bem mais indispensável do que um forte exército, escrevo eu agora que o favor (mesmo se indirecto) de um partido da oposição é mais indispensável do que uma dispendiosa campanha eleitoral de um partido no poder.

15 comentários:

  1. caro prof,
    não será esse sururú da beira uma frelimada? acho que o pereira poderá estar a servir interesses de um outro partido que não a renamo. não será ele um cavalo de troia? as tácticas de reinar para dividir fazem parte da política. só podem ser apoiantes cegos que não vêem que melhor unidos com simango (se quiserem, podem cubrir as narinas) do que divididos?

    ResponderEliminar
  2. Atenção, coloquei uma adenda...Vamos discutir.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa hipótese, a do cavalo de tróia. Mas sempre prefiro, primeiro, tentar ver as coisas "originárias"...

    ResponderEliminar
  4. Manuel Pereira está a perder tempo no invés discutir assuntos nacionais na Assembleia da República esta atrapalhar a Renamo na Beira se o partido decidiu por que perder tempo.
    Essa coisa de argumentar de ser veterano do partido é isso também que deixar a Frelimo limitada com idéias de libertação e não fazem nada ha mais de 30 anos no poder, é melhor deixar os jovens trabalharem neste país.
    Outra coisa isso de dizer Deviz não é membro é aliado é uma manubra da Frelimo para criar confusão no partido, a Renamo está consciente com os partidos coligados, li uma entrevista do deputado Maximo Dias no noticias em que ele diz que a Renamo não deu espaço para ajudar nas campanhas eleitorais, então a Renamo deve aproveitar essa coligação para se projectar não é só convidar pessoas para ganhar muito dinheiro na AR sem fazer nada.

    ResponderEliminar
  5. Estar na Beira me da uma grande vantagem ao ler atitudes como a de pereira. Escrevi la no meu mundo uma postagem onde comparei Pereira a Simba Maconi nas eleições Zimbabweana. Tenho para mim três hipóteses. (i)A ambição largamente conhecida de Pereira, (ii) questões étnicas, (iii)manipulação por parte da Frelimo.
    Pereira quer que na renamo se faca oque ja muito se contesta na Frelimo. Que tudo seja por confiança politica em detrimento de competência técnica. Temos que ter estado todos em Maringue para sermos dirigentes na Renamo. Temos que ter queimado algum autocarro, destruído alguma ponte. Quando diz que Devis 'e bom técnico mas mau politico oque quer dizer? Entre um bom técnico e um bom politico oque Pereira acha que eu e o povo escolheria? Quando fala de bases se refere a um punhado descontente de gente de sua etnia(Sena) que movidos por sentimentos tribais querem "demonizar" a Devis que ja deu largas provas de ser um bom dirigente.

    ResponderEliminar
  6. Sou Português natural de Moçambique, e é com imensa pena que constato, cada vez mais, a cartada étnica no País.

    Que me choca ainda mais que a rácica, também e sempre muito em voga.

    Haverá uma 3ª força, uma mão invisível, ou um espírito a manobrar tudo isso!

    ResponderEliminar
  7. vamos ao debate. o que é mais importante, a satisfação de um punhado de pessoas ou de toda um população? acho que é a questão que o prof coloca citando maquiavel. também o nélson a coloca partindo da bipolaridade "bom técnico, bom político". a resposta depende de pessoa para pessoa. mas o que talvez seja fundamental é questionar o que é mais importante: entre união e desunião? e uma outra que me ocorre fazer é: o que faz correr pereira? o que é que ele espera conseguir? o município está fora de questão. há alguma cartada que ele está a jogar bem perto do seu peito? que mensagem quererá fazer chegar às lideranças da renamo?

    ResponderEliminar
  8. Deixem-me voltar ao Maquiavel de "O Príncipe: "(...) quando o inimigo se aproxima de uma cidade mergulhada em discórdias, ela pode considerar-se perdida, pois oa smais fracos unir-se-ão de boa vontyade ao inimigo atacante e o outro partido não poderá defender a cidade sozinho."

    ResponderEliminar
  9. o Pereira tem um jogo de interesses nao partidario " um jogo pessoal". Isto mostra k ha uma cupula da oposicao k nao esta' interessada em expandir a renamo no sentido de servir o povo e em mais municipios, mas sim de servr interesses pessoais. Hoje em dia nao se pode procurar um politico vazio para gerir uma cidade, o povo precisa de alguem com solucoes tecnicas para desenvolver a cidade. O Pereira me parece estar a apoiar o partido no poder visto que em vez de lutar para ganhar mais municipios no pais, luta para perder o municipio k ja esta' nas maos da renamo e com um bom gestor k ja mostrou credenciais para isso. E' uma pena ver guerras intestinais dentro de um partido k ainda precisa muito de crescer politicamente e tecnicamente. E essas guerras so mostram o quao precisam ainda de crescer. E' possivel k Pereira possa estar a servir intereses de outros partidos e nao da renanmo com algum troco monetario. Aconselho o Pereira a se concentrar na assembleia da Republica e k deixe o David com a cidade da Beira pois ele esta no bom caminho.

    ResponderEliminar
  10. Querido Deputado Manuel Pereira lembre-se de Raul Domingos, quando queres fazer uma revolta. O senhor agora não está em condições de ser eleito como presidente do Conselho Municipal da Cidade da Beira, se tens seus negocios com a Frelimo é melhor não atrapalhar o partido Renamo na vespera das eleições. O povo quer mudança neste país e essa mudança só pode ser possível com pessoas que trabalham bem como o Deviz não como pessoas que falam muito e acertam pouco como temos assistido do governo.
    O senhor poderia se orgulhar por ter na tua terra um dirigente que corresponde as expectativas do povo, o senhor trabalhou muito tempo na beira nunca foi elogiado agora quem votará no senhor? O senhor esta na casa grande e não esta satisfeito quer ser presidente do CM amanhão vai querer o lugar de Dhlakama já que o senhor está sendo movido pela emoção. O senhor deve se lembrar que os cidadãos beirenses esperaram ha mais de 30 anos as mudanças que nunca chegavam e hoje quando as coisas começam andar bem o senhor comaça também a voltar para tras. É uma vergonha que um veterano da Renamo que lutou pela democracia e o bem-estar do povo entre nos jogos mal entendidos pela população. É melhor encerrar esse assunto essas 5 mil pessoas que te motivam para concorrer a presidencia do CMB não são suficientes para derrubar a Frelimo fique consciente nisto.

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  11. Pois e parece que o importante sao mesmo as origens aos lugares de guerra e nao competencia e muito menos servir o povo e melhorar o pais, veja a danca de Comiche no partidao. Precisamos de mais Davis e Comiches no pais, chega de fanfarrada de mitos de origem guerreira que nada fazem senao dormir por cima de um historia que jamais saberemos se e verdadeira ou nao, apostemos naqueles aue fazem a diferenca hoje.

    ResponderEliminar
  12. É NESSA HORA QUE DEIXO DE ACREDITAR NA RENAMO COMO UMA POSSIVEL OPCAO POLITICO PARTIDARIA. ESCREVO DA BEIRA E SEI OQUE DIGO. UM PUNHADO DE "MILHAFRES"ACHAM QUE FORAM ELES QUE COLOCARAM DEVIZ NO POLEIRO E ESPERAVAM "MORDOMIAS" EM TROCA. DEVIZ QUE É DO POVO, ESCOLHIDO PELO POVO, ESCOLHEU SERVIR O POVO. AGORA ESSES SABOTADORES VEM ME DIZER QUE AS BASES NÃO ESTÃO SATISFEITA, QUE SIMANGO É MAU POLITICO. PEREIRA ESTA COM UM DISCURSO IGUALZINHO AO DA FRELIMO. OQUE DEVIZ FEZ PELA BEIRA FOI RECONHECIDO ALEM FRONTEIRA MAS PEREIRA E A SUA TURMA DE "ABUTRES" NÃO SE IMPORTAM PORQUE DEVIZ NÃO LHES "LAVOU AS MÃOS". OS BENEFÍCIOS QUE OS MUNINCIPES TIVERAM NÃO CONTAM PORQUE PEREIRA NÃO CONSEGUIU O TERRENO QUE REQUEREU. TERRENO QUE PROVAVELMENTE NEM PRECISA... QUERIA TIRAR DUM POBREZINHO...
    EU QUERIA TER PACIÊNCIA PARA ENGOLIR ESSAS COISAS.
    PEREIRA ESTA UM BELO DUM INSTRUMENTO NAS MÃOS DA FRELIMO.

    ResponderEliminar
  13. O Sr Manuel Perreira parece ser uma criança precisando de xupa xupa para parar de chorar. Näo entendo como é que um adulto e, por sinal, deputado na Assembleia da República, aparece a acusar escrupulosamente o jovem Líder Simango(ReNaMo). O rapaz tem demostrado competência e, hoje ele aparece para atrapalhá-lo sem motivos fortes! O Jovem Simango por näo ter autorizado/concedido o tal terreno é diabolizado(aliado ao facto de ser de uma outra Etnia!!)
    InfeliZmente isto acontece num momento crucial para a RENAMO cimentar a continuidade no Munincipio da Beira com um Jovem brinhante na Directiva.

    Abraço,

    Logaritmo.

    ResponderEliminar
  14. Isso nos mostra claramente, minha gente, que os nossos políticos dum modo geral estão para si mesmo do que para o povo. Para defenderem seus interesses e não os do povo. Se Pereira e qualquer um( Frelimo incluso)se importasse genuinamente pelo bem estar dos munincipes da Beira, deixaria o munincipio da Beira nas mãos de Simango pois esta muito bem governado.

    ResponderEliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.