Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 junho 2008
Cães raivosos vindos do Zimbabwe mordem e matam em Manica
19 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Até os cães andam raivosos no Zimbabwe.
ResponderEliminarFiquei a saber que a raiva dos homens é contagiosa, mesmo para os animais.
Que contagiava outros homens, era sabido.
Mas, esta...
Ja' morreram 5 pessoas e a policia o que anda a fazer? Esta' a fazer diplomacia silenciosa com os caes do Mugabe? Nao se podem tocar tambem nos caes do camaradas, mesmo que eles estejam a dizimar a nossa nacao?
ResponderEliminarO que se passa com este pais, afinal??? Ou tudo aqui e' "normal"!
Não se esqueçam companheiros que "não podemos nos intrometer nos problemas internos do Zimbabwe" assim o disse e repetidas vezes o PR, mesmo que esses problemas nos afectem directa ou indirectamente.
ResponderEliminarSegundo a RN, os nossos serviços de saúde procuram controlar a situaçao. Restaria conhecer as causas do fenomeno e nisso a RM foi omissa.
ResponderEliminar"os nossos serviços de saúde procuram controlar a situação"
ResponderEliminarGrande coisa! Queria saber se era preciso 14 mordidos e 5 mortos para que os tais "serviços de saúde" acordarem. E não devia essa situação envolver mais do que "serviços de saúde"? Não deviam estar os serviços de veterinária, a policia e muito mais gente envolvida nisso?
Queria muito saber oque de concreto esta sendo feito pelos tais "serviços de saúde"
Creio que se tenta controlar a situação. Tentarei saber se o tema volta à ribalta na imprensa.
ResponderEliminarIsso e agitacao polica, nao sabeis que o pais esta a recuperar-se da guerra dos 16 anos. A boa nova e que nao existem stocks de vacina antirabica no pais. La vamos nos, quanto mais morrerem menos votarao contra nos. A melhor forma de combater a pobreza e acabar com os pobre de vez.
ResponderEliminarComo é que se sabe que os cães são do Zimbabwe. Dos comentários que vi aqui à xenofobia vai uma distância muito pequena. Aqui no Maputo houve também cães raivosos que mataram algumas pessoas. Vinham do Zimbabwe também?
ResponderEliminarA xenofobia começa assim mesmo. Começa-se por acusar os outros pelos nossos males.
Obed L. Khan
Interessante caro Obed. Como 'e que a RM sabe que os cães são do Zimbabwe?
ResponderEliminarQuanto a xenofobia não a vejo pelo menos nos meus comentários. Zimbabweanos existem e muito cá na Beira e tenho todas as condições para ser xenófobo de verdade. Não me refugiaria em palavras.
De volta ao essencial, Acho que nao devia-se esperar que 14 pessoas fossem mordida para que se procurasse resolver o problema.
OH! claro que os cães veem do Zimbabwe! eles até tiveram que mostrar os respectivos passaportes na alfândega...ou terá sido por falarem inglês na entrevista da mesma alfândega?
ResponderEliminarAtenção, que são notícias como estas que desencadeiam problemas maiores.
Se as autoridades médico/sanitárias estão ou não a tomar as medidas necessárias é já outra questão.
A própria postagem é um apelo à intolerância em relação ao Zimbabwe. É quase irresponsável
ResponderEliminarAmordaçando o autor da postagem seu anónimo?
ResponderEliminarNão vejo que exista intolerância em relação ao Zimbabwe como tal ou contra Zimbabweanos.Existe sim e devia existir muito mais intolerância em relação a Mugabe que mostra sinais evidentes de insanidade mental. Podem ate existir outras causas "profundas" mas não me façam negar que Mugabe constitui um perigo para a região Austral.
Hehehehehehe. Os cães vêm do Zimbabwe. E o que é xenofobia afinal?
ResponderEliminarQueria sublinhar que isso ouvi da RM, isso de que os cães vinham do Zimbabwe.
ResponderEliminarE quem realmente gosta de zimbabweanos?
Nao ha' necessidade de se juntar alhos com bugalhos! "Caes raivosos" declarados "zimbabweanos" por um orgao de comunicacao estatal "credivel" matando pessoas e isso conduzir a ataques "xenofobos" contra "zimbabwanos"!....hehe.....
ResponderEliminarAcho q isso e' "brincar a xenofobia"! O povo mocambicano gosta de outros povos e se tivesse que haver ataques xenofobos, as prostitutas la da Beira ja' teriam iniciado essa guerra pq, conforme vemos, a sua contraparte zimbabweana (como os mocambicanos la no John), "nao sabe negociar salarios".
Nos comentarios acima, pede-se "accao" as autoridades "mocambicanas" responsaveis pela saude e seguranca publicas para por cobro a situacao!
E, em relacao aos "caes raivosos" provirem do Zimbabwe deveriamos pensar se, a carestia de vida que se vive nesse pais (inflaccao com um "guiness record" de 150000%) se alguem se preocupara' em importar vacinas contra a raiva, se nao tiver sequer pao!
Tambem ouvi na radio e bem destacado. aidna bem que os nossoes caes sao bem comportados.
ResponderEliminaralguem entendeu que falar nos zimbas e mesma coisa que falar nos xenofos.
Caro Jonathan, há uma certa camada em Mocambique que pretende fazer calar os outros imputando-os de incitarem violência. Aí em conivência com o nosso poder judiciário partidarizado encontra-se algum artigo no código civil ou numa lei qualquer que permite que alguém venha a ser investigado pela PGR, como ao que aconteceu a Azagaia.
ResponderEliminarAfinal, quem esse que não ouviu da RM que os cães vinham do Zimbabwe?
"A xenofobia começa assim mesmo. Começa-se por acusar os outros pelos nossos males"
ResponderEliminarEsse comentário me soa muito tendencioso.
Que os cães são do Zimbabwe foi a RM que o disse. Se Moçambicano fosse Xenófobo ai dos Zimbabweanos pelo menos cá na Beira.
"A própria postagem é um apelo à intolerância em relação ao Zimbabwe. É quase irresponsável"
Esse outro comentário também muito tendencioso. Uma tentativa clara de amordaçar os outros.
Querem ver/ler "um apelo à intolerância"? Mbora la ler oque o noticias/Domingo escreveu sobre o empate Moçambique/Madagáscar.
Será a xenofobia uma questão de comportamento? Ou de nacionalidade?
ResponderEliminarMoçambicano não é xenófobo? Vale a pena generalizar?