Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
26 junho 2008
Amanhã: marcha de solidariedade para com povo zimbabweano
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
É tarde mas vale a pena. Com esta já está a acontecer aquilo que tenho me questionado, isto é: porquê uma manifestacão contra Estados Unidos de América aquando a invasão ao Afeganestão e não contra Robert Mugabe que mata os nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe?
ResponderEliminarAgora vamos ver como vai ser a manifestacão de amanhã se não será o fim da hipocresia, sobretudo, desses mesmos que manifestaram-se há anos contra EUA. Temos notado muito silêncio desses que até aconselhavam boicoite dos produtos americanos.
Caro Reflectindo
ResponderEliminarTenho lido várias opiniões "não racistas", sim, porque não há pretos racistas, em vários blogues também "não racistas", sim, porque os blogues dos pretos nunca são racistas (todos de Moçambique).
Não, não vou retorquir.
O que importa é mesmo o essencial da questão.
A sua pergunta, que é muito pertinente, e já a tinha lido noutro sítio.
Vou tentar responder-lhe, de acordo com o que tenho apreendido nesses blogues.
Então a regra é esta.
A Europa e os USA só intervêm quando estão em questão brancos – há manifestações, pressões diplomáticas, intervenções militares de resgate, sanções, etc.
Quando o assunto é África, pretos, que se lixe a questão.
Agora quando em Moçambique nada se faz em prol dos "nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe",
a única explicação que encontro,
é via contaminação pelo síndrome ocidental da postura atrás referida.
Será, uma mão externa branca e ocidental, ou mesmo espíritos com as mesmas características que têm impedido a tomada de uma consciência cívica, em prol “nossos irmãos e vizinhos do Zimbabwe”.
E, só assim compreendo, porque é que os pretos também se estão lixando para o que acontece com os outros pretos, ainda que do mesmo país, ou irmãos de um vizinho país.
Contaminaram-se pelos brancos – eles são os culpados, os brancos!!!!!!!!!!!!!!!!
olham Umbhalane e JS, eu acho que o pouco se lixando com a estratégia fracassada do Mugabe e ZANU-PF pela SADC, União Africana e até USA e UE se quizer, está relacionada por um lado com as razões de ser problema da pretada como se refere o 1º mas por outro lado está aquestão de cumplicidade e não só.
ResponderEliminarPensa comigo