Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Apelo a relatividade para evitar juízos injustos. Os índices de criminalidade altos e baixo podem ser relativos. Assaltaram-se bancos a luz do dia no Maputo, gente inocente foi mortalmente baleada enfim...
ResponderEliminarCaro Professor,
ResponderEliminarHá conselhos semelhantes de muitos outros países do mundo em relação aos altos índices de criminalidade e ainda sobre possíveis contra-ataques dos deslocados e vítimas da violência xenófoba como é visível aqui:
http://www.allsafetravels.com/CountryPage.aspx?countryid=113
http://travel.state.gov/travel/cis_pa_tw/cis/cis_976.html#crime
Os EUA advertem sobre risco de crime como seguinte (extracto):
CRIME: Although the vast majority of visitors complete their travels in Mozambique without incident, the most serious threat facing U.S. citizens visiting Mozambique is crime. Street crimes, including mugging, purse snatching and pick-pocketing are common, both in Maputo and in secondary cities. Carjacking is increasingly common in Maputo. Visitors must be vigilant when out in public areas and should not display jewellery or other expensive items. Isolated areas should be avoided. Joggers and pedestrians have frequently been mugged, even during daylight hours. Visitors should take caution when walking at night, even in well-known tourist areas.
Mozambican police are not at the standard U.S. citizens are accustomed to in the United States and visitors should not expect the same level of police service.
Um abraço
Oxalá
Muito obrigado pela informacao.
ResponderEliminar1)no que respeita a policia moçambicana nao acredito que ofereça um serviço menor da policia dos EUA, a policia dos estados unidos tem simplesmente mais recursos financeiros e pronto, a policia moçambicana faz milagres com o pouco dinheiro que têm.
ResponderEliminar2) há problemas no mundo inteiro, já não ha ilhas felizes sem criminalidade.
3) o perigo em moçambique é devido principalmente à imigração de desesperados desde zimbabué que chegaram no pais sem nada e começaram a cometerem crimes para comeres, todos sabemos ,na europa, das ex-professoras das escolas do zimbabué que agora são prostitutas em moçambique. um maior controlo na imigração de pessoas desde zimbabué é a unica possibilidade para baixar o nível dos crimes em moçambique.
moçambique já tem os seus proprios problemas, que são serios, não pode dar-se ao luxo de salvar o zimbabué, os zimbabueanos que pegam nas armas e acabem com esse palhaço de ditador que têm.
Um Italiano que ama e respeita os Moçambicanos
Obrigado pelo comentario.
ResponderEliminar...acho um atentado à razão,o últímo comentário .
ResponderEliminarPenso q o diário do sociólogo merece mais sériedade nos comentários...
As minhas desculpas se me excedi,mas não é pessoal,é apenas o conteúdo do texto.
A leveza com que arrumou situações tão diversas e tão delicadas...
Obrigado pela sua observacao.
ResponderEliminar