Outros elos pessoais

03 maio 2008

Brasil (5)

Saio um pouco, caminho ao longo da movimentada avenida onde se localiza o meu hotel. Ambiente social calórico, civilização de rua, alma de passeio, contacto imediato, ainda é cedo aqui, 9 horas, céu nebulado, possibilidade de chuva, bastante gente em bula-bula nos passeios, os cafés e os bares estão cheios, tem jovens que colocaram garrafas de cerveja nos tejadilhos de carros e vão bebendoconversando, passam trabalhadoras do sexo com ar cansado, uma senhora de meia-idade apostrofa, irada, não sei quem que está no interior de um bar, a linguagem é severa, passam dois polícias de ar imponente com pistolas bamboleando nos coldres, dois indivíduos descalços dormem junto à porta de uma loja fechada, não vi nenhuma criança durante uma hora de percurso a pé.

2 comentários:

  1. Em muitos meses Vc. não conhecerá São Paulo nem tudo que nos oferece de bom e de mau...É um mundo imenso que orgulha todos que vivemos e amamos o Brasil. Se puder desça a Serra e procure a beleza do litoral paulista com seu povo caiçara e alegre ou o interior pujante, rico, com seus habitantes hospitaleiros e produtivos em trabalho.
    Boa estadia.

    Um Macua no Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Sei que não conhecerei, não tenho qualquer dúvida do que vc diz. O que tento é apenas um conjunto de pequenas "fotos" sensoriais. Obrigado!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.