Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 abril 2008
Zimbábuè
3 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminarA situação no Zimbabwe é de importancia capital para nós. O descalabro da economia do Zimbabwe reflecte-se negativamente em Moçambique. Desde a fraca utlização do porto da Beira e respectiva linha ferrea , do porto de maputo e da linha do limpopo, o afluxo de zimbabweanos ao nosso país em busca de melhores condições etc. etc.
Com aprensão reparo que os nosso orgaõs de informação não estão dando a devida atenção ao que se passa e para obtermos noticias frescas e fiaveis temos que recorrer a agencias estrangeiras. Este retraimento acentuou-se quando o MDC foi declarado vencedor das legislativas. O que acha que se passa de facto? A pouco a STV dedicou menos de um minuto do seu telejornal sobre o Zimbabwe.
Bem, creio que se passam várias coisas. Existe, creio, um sentimento de enorme expectativa na SADC. Mas expectativa não traduzida em posições claras e frontais. Ainda hoje o nosso ministro dos Negócios Estrangeiro, Oldemiro Balói, disse claramente que o nosso país aguardava que a situação ficasse clara. Por outro lado, o adiamento da saída dos resultados, o "banho-maria" da situação, parece traduzir-se numa certa perda de interesse pelo que se passa no país.
ResponderEliminarA ZANU-FP e seu presidente Robert Mugabe so querem mais uma vez afundar o povo do Zimbabwe e a regiao da SADC no contexto International.
ResponderEliminar