Outros elos pessoais

14 abril 2008

Zimbábuè: tribunal rejeita recurso do MDC que promete greve geral para amanhã

O Alto Tribunal da Justiça do Zimbábuè rejeitou hoje um recurso interposto pela MDC no sentido da divulgação imediata dos resultados eleitorais. Agora, o MDC afirmou que vai convocar uma greve geral para amanhã (Rádio Moçambique, noticiário das 19:30).
Enquanto isso e em despacho hoje do jornalista João de Sousa sediado na África do Sul, todos os dias chegam centenas de zimbábuèanos à África do Sul, muitos deles carregando parcos haveres (Rádio Moçambique, noticiário das 6 horas).

3 comentários:

  1. Passam mais de 15 dias, e só se fala das eleiçoes no zimbabwe. Que vergonha!
    A Itália votou no domingo das 8:00 às 22:00 e na Segunda-feira (hoje), das 8:00 às 15 horas, e, até as 20:00h os resultados eram do conhecimento do público! Incomparável! Ninguém diga que é a questão tecnológica, aqui também os votos são contados a mão, e o país é extenso, e mesmo que fosse tão pequeno o país, não implicaria que em porporção o Zimbabwe precisasse de 15 dias para divulgar os resultados!

    ResponderEliminar
  2. Talvez isto isto interesse a alguém!

    Silvio Berlusconi (presidente do AC MILAN e uma vez premier) vence eleições com 46% de votos contra o seu adversário directo Walter Veltoni (ex-sindaco di Roma) com 38%. Num autêntico "fairplay", Veltroni telefonou ao "rival" congratulando-o e dsejando-lhe bom trabalho (espero que muitos políticos copiem isto).
    A Lega Nord, o partido do NÃO aos emigrantes e que luta pela divisão da Itália, embora em resultados preliminares, terá maior representação quer no parlamento assim como no senato...
    Até ao meio dia de amanhã espera-se pela publicação do "panorama" geral do parlamento e do senato!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela preocupação e pela informação. Por estas austrais terras, o presidente Tabo Mbeki continua a insistir na ausência de crise política no Zimbábuè. Enquanto isso e após demoradas negociações, no Quénia lá se acomodou a oposição. Por outro lado, a Assembleia Nacional camaronesa aprovou um projecto de emenda à Constituição para que o presidente Paul Bya, 75 anos e no "poder" desde 1982, tente um novo mandato presidencial em 2001...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.