Outros elos pessoais

03 abril 2008

PGR à procura de Azagaia?

Segundo a Cotonete Records, "Uma equipa da Procuradoria Geral da República de Mocambique (PGR) foi a faculdade do nosso rapper Azagaia para obter o seu endereço/contacto, ainda não sabemos de que assunto se trata, mas provavelmente seja pelo conteúdo das letras do mano Aza." Sobre esta notícia concernente ao cantor moçambicano Azagaia (de seu nome Edson da Luz), confira aqui.

16 comentários:

  1. Já vi este filme.

    Confundir o Azagaia com o tal Zico, será um erro muito grave da PGR.


    É preciso ter tento, ou já é desespero?

    ResponderEliminar
  2. Moçambique on-line
    metical nº 1057 de 22 de Agosto de 2001

    A opinião de: Graça Machel

    BAYETE COMANDANTES DA VERDADE E DA JUSTIÇA!

    Samora, Cardoso e Siba Siba
    Três homens de gerações diferentes
    Três homens em trincheiras diferentes
    Empunhando ferramentas diferentes
    Pórem o mesmo ideal: a Pátria e o Povo.
    A mesma postura e a integridade, a honestidade, a entrega total e abnegada
    E sobretudo a CORAGEM!
    Batendo-se de peito aberto
    Com as mãos limpas!

    A mesma morte: instantânea, brutal, mas uma morte que vos eterniza no pedestal de honra e glória que eu construí para Homens como vós, no imaginário do meu universo de sonho.

    Vejo-vos irmanados nessa capacidade de se superarem como indivíduos, ao saberem conquistar e ganhar a dimensão de símbolos que não cabem no tempo e no espaço; mais importante ainda, simbolos a que o Povo se refere quando reafirma os valores que quer ver a guiar os destinos da nação.

    Pudera alguns de nós ter metade da vossa Coragem!

    Mas aqui e agora vos asseguro: a revolta é tão grande que já não cabe na concha do nosso silêncio deliberadamente preservado como de ouro.
    E sei, vejo e ouço centenas de milhares de vozes a exprimirem a mesma revolta.
    Estamos a romper a timidez que nos tentaram impôr. Finalmente!

    Sabem uma coisa?
    O meu instinto diz-me que os vossos assassinos morais tem mais medo de nós do que nós deles. Os vossos assassinos morrem diáriamente uma morte lenta na indignidade e infâmia das opções que fizeram.
    É de medo que tentam amordaçar a verdade e as instituicões feitas para servir a causa do Povo.
    Quão "gatos escondidos com o rabo de fora". É ou não é, Samora?

    Já estão encurralados. Por isso não hesitam em abater quem de forma tão vertical lhes recorda quão contados são os seus dias. Por isso tanta sanha na forma como alvejam aqueles que expõem o quanto traíram o Povo que haviam jurado servir.

    Não vai tardar que eles se afoguem nas ondas da ira popular.

    Bayete, comandantes da verdade e da justiça!
    O sacrifício das vossas vidas não é, de modo algum, em vão!
    O exército do Povo está a reeguer-se.

    Eu vos saúdo, com admiração! Quem sera o proximo a juntar-se a Machel, Cardoso e Siba-Siba, veja, um se cada geracao, falta um da geracao da independencia, sera Azagaia ou qualquer outro?

    ResponderEliminar
  3. Sou de iopinião que a PGR se deveria ocupar de assuntos muito mais importantes e sérios.

    Se tem falta de com que se ocupar as pessoas comuns até podem sugerir algo...

    Deixem o Jovem à vontade..

    ResponderEliminar
  4. Foi mesmo uma equipe da PGR? Estava devidamente identificada? Como? O braço investigativo da PGR é a PIC (a não ser que os procuradores, eles mesmos, desde ontem, tenham começado a INVESTIGAR por si) como se justifica que uma equipe da PGR vá a busca de Contactos "provavelmente seja pelo conteúdo das letras do mano Aza."?
    F... it se a Cotonete quer protagonismo para o Azagaia não nos venha com estas ou, ao menos, elaborem melhor. Pior é um tipo como o Dr. Serra estar a amplificar estas palhaçadas.

    ResponderEliminar
  5. Fuga para frente, Azagaia e a cotonete säo mentirosos. Pois Ziqo também näo foi ouvido por 2h na PIC, tudo ampliaçöes do Dr Serra. Mais tiros nos próprios pés. Perguntem a Mugabe o preço disso.

    ResponderEliminar
  6. Eu acho uma noticia um pouco choncante se realmente a PGR foi a procura do mano AZA mais ao Martin de Sousa o DR. Serra expoe tudo o que tenha a ver a indole social de Mocambique e por acaso tenho a certeza quase absoluta que o senhor leu a entrevista do AZA progotanizada pelo o Dr. Serra neste mesmo espaco agora eu pergunto porque e que nao pediu que o professor nao retirasse este assunto do seu espaco, enfim senao isto fica especie troca de acusacoes entre os bloggger deixemos isso e vamos ao que interessa, a Cotonete nao precisaria de expor o assunto pelo seu belo prazer porque mesmo no lancamento do album Babalaze nao foi preciso anuncios de grandes vultos para em menos de 3 horas nao termos o CD a venda.

    E espero que nao seja nada de grave e que realmente seja o pessoal da PGR que estava a procura do AZA, visto que as suas musicas retratam a realidade da sociedade mocambicana fim da citacao.
    Art.48 da Constituicao da Republica de Moçambique

    Muito obrigado

    Anselmo

    ResponderEliminar
  7. As vezes temos que ter paciência de esperarmos que o tempo nos trará a verdade. Realmente a info está no blog. O Professor limitou-se a citá-la. Quem pensa que o blog da cotonet não é visto em todo o mundo está enganado. Para mim o facto do "nosso estudante do social" ter citado esta info é uma chamada de atenção, pois ele tem autoridade para tal. Não digam a ele para investigar, existem pessoas próprias para isso - Cada um com a sua arte. Abraços

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que aqui há 2 questões que importa separar:
    1ª questão - a legislação penal moçambicana prevê a punição a quem incite à violência ou injurie os orgãos de soberania. Não conheço a legislação penal moçambicana, mas presumo que assim seja, como, aliás, acontece em todo os outros países.
    As músicas do Azagaia, em especial a última a propósito dos tumultos de 5 de Fevereiro, com a designação “Povo no Poder”, é passível de levantar a questão se não poderá ser considerado como um incitamento à violência e desobediência colectiva.
    Igualmente as inúmeras referências aos orgãos de soberania, em tons nada favoráveis, levanta igualmente essa questão (acusações de que samora foi assassinado por gente do governo, etc.).
    Daí que, a ser verdade esta notícia, a PGR não estará a fazer nada para além das suas tarefas e do que lhe compete.
    2ª questão - Podemos é questionar como é que, com os altos índices de criminalidade que o nosso país apresenta, se não haveria crimes bem mais graves a serem investigados e desvendados. Isso é outra questão. Mas, para os devidos efeitos, a actuação da PGR enquadra-se dentro do que lhe compete.
    Não se pode falar pura e simplesmente em censura, porque isso existiria caso a PGR simplesmente actuasse sobre o Azagaia sem qualquer acusação de crime dirigida a ele. Não me parece que seja o caso aqui.
    A legislação penal possui como princípio basilar o princípio da legalidade, que refere que uma pessoa só pode ser acusada de um crime, caso esse crime seja tipificado e previsto em momento anterior à sua prática. Ou seja, a PGR só pode actuar se em momento anterior à elaboração e divulgação da música do Azagaia existisse na legislação penal a previsão de um crime de incitamento à violência e ofensa a orgãos de soberania.
    Se tal acontecer, não podemos propriamente falar em censura, mas sempre podemos questionar a preocupação da PGR com os alegados “crimes” que o mano Azagaia cometeu, quando todos os dias são assassinadas pessoas e efectuados assaltos à mão armada na “pátria amada”, sem que venham alguma vez a ser resolvidos. Isto já para não falar em Siba-Siba e Cardoso, como é óbvio.

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Meu comentário vai directo e especialmente para o martin de sousa que mais uma vez vem azedo "atirando chumbo" para uma postagem e para o autor.Oque se segue é parte do cabeçalho do blog do Dr. Serra.

    "Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão"

    E temos realmente lido aqui um pouco de tudo. Em alguns casos o Dr Serra entra fundo em outros simplesmente nos faz saber oque aconteceu ou não aconteceu. Sei que tem gente que não concorda com isso. Acha que tudo tem de ser bem penteadinho e ceifadinho no máximo rigor das sociologias, filosofias e outras "ias" que andam por ai, antes de vir parar aqui na blogsfera...
    Acham que todo mundo deve estar dotado desses saberes inquestionáveis, todo mundo deve dominar a língua dos sábios antes de abrir a boca...eu do zé povão tenho que dominar a arte de argumentar antes de dizer que não concordo como esse ou aquele ponto de vista. Me façam um favor que não levamos a nossa vida nessa seriedade académica. Não levamos não!

    "Pior é um tipo como o Dr. Serra estar a amplificar estas palhaçadas"

    Como provar que é palhaçada? Que mal existe em contar uma palhaçada?
    Agora me chamem de defensor de Carlos Serra se quiserem mas não acho que devíamos misturar as coisas.

    ResponderEliminar
  10. Esse martin de sousa anda stessado ou no minimo tem problemas pessoais e anda a tentar ejacula-los aqui neste humilde espaco, so nao sei em que sitio ele leu a referida palhacada porque se for aqui no blog ele e covarde ou entao as postagens do professor sao muito interessantes porque ate para os tolos servem.

    ResponderEliminar
  11. Creio que Martin de Sousa levanta um problema fundamental. São elementos da procuradoria que procuraram Azagaia? Cabe a elementos da procuradoria fazer investigações? Não é a PIC, braço investigativo da procuradoria, que se ocupa destas questões?

    O Professor Carlos Serra revelou há alguns dias que este seu diário segue uma determinada linha editorial. É praticamente um jornal. Publicar neste blog que Azagaia está a ser investigado por elementos da procuradoria é uma responsabilidade de Carlos Serra, como pessoa que faz a selecção das notícias. Se se provar que isso é mentira, ele é, também, responsável pela propagação desta mentira. O facto de ter citado um outro blog não o eximiria dessa responsabilidade moral e ética.

    Também acho que é uma tentativa da cotonete de procurar protagonismo para o seu agenciado artista. Os factos narrados não parecem verosímeis.

    Jonas

    ResponderEliminar
  12. (levanta igualmente essa questão (acusações de que samora foi assassinado por gente do governo), Azagaia diz, se eu dissesse, hipotese, condicional e nao certeza! Combater a pobreza absoluta passa por ler um pouco tambem senhores, deiam-se a esse luxo e parem de perseguir os pobres sem ligacao partidaria. Azagaia cometeu crime, essa e que faltava, e qual foi o crime para alem de manifestar seis direitos e liberdades individuais, incluindo o da expressao? Let my people go de Noemia de Souza, diz-lhe algo? Kalungano (Marcelino dos Santos) diz-lhe algo? Craveirinha diz-lhe algo? Guebuza diz-lhe algo? Leia os poemas desses individuos e voltemos a conversa sobre incitamento a violencia. A marcha e um apelo para correr com os corruptos, ladroes, assassinos, nao e esse o discurso oficial tambem? Ha nomes de pessoas ou instituicoes mencionados na musica do Azagaia? Se ha censura que explicitem os criterios! No lugar de investigar as suposicoes levantadas, a PGR deve andar atras do Azagaia, sim senhora este e o Mocambique pela qual a luta de libertacao contra o jugo colonial foi feita. O que faz a PGR com os indiciados todos os anos nos relatorios do Tribunal administrativo. Tramar o Azagaia so piorara o vosso posicionamento nas urnas, forca.

    ResponderEliminar
  13. Primeiro dizer que os individuos que estäo a atacar ao Dr.Serra antes deviam agradecer o facto de ele ter criado este espaço, que nos dà a honra de trocar ideias com ele. Näo säo todos os dias que se ''bate papo'' com individuos da sua laia. Segundo, frisar que no's somos precipitados, ainda nem sabemos o que é que a PGR quer com o Azagaia mas jà estamos a lhes a apedrejar, näo temos calma. No's e o Azagaia somos uns grandes expeculadores, dissemos que Samora foi morto por gente do governo, o que possa ser verdade, mas näo podemos provar isso, muito menos somos capazes de apontar pelo menos um culpado. Se alguém conhece am quadro do gover. associado à morte de S.M. que diga pelo nome, pois, dizer governo é o mesmo que dizer fantasma. Vamos nos inteirar nos assuntos e depois falemos.
    Sabiam que o Azagaia näo é mais que a consciência do povo em voz alta? Se quizermos desconfiar sériamente dos membros do governo, sobretudo pela morte de S.M., temos que ler os livros e documentos dos que estäo sempre investigando, ex: o livro do Dr.Cabrita, etc, alguém que nos traz algo de novo, näo o simples relatador passivo como o Aza.(Jornal oral do Povo que näo lê).
    Sinto muito pela extençäo.

    ResponderEliminar
  14. "Creio que Martin de Sousa levanta um problema fundamental. São elementos da procuradoria que procuraram Azagaia? Cabe a elementos da procuradoria fazer investigações? Não é a PIC, braço investigativo da procuradoria, que se ocupa destas questões?"

    Já vi "tanta coisa torta" nesse meu país que nem me supreeenderia se um dia fosse o Presidente da República ou a primeira ministra a investigar casos no lugar da famosa PIC(braço investigativo da procuradoria).

    ResponderEliminar
  15. eu prefiro falar e ouvir musicas do cantor Azagaia porque ele fala a realidade que o povo Moçambicano esta enfrentando,povo humilde que nem merecia passar o sofrimento que esta passando agora.
    povo que esta a ser governado por um governo nos faremos mais,que nunca faz. o povo sente e nao consegue falar somento o famoso Azagaia consegue exprimir o sentimento do povo.

    ResponderEliminar
  16. Azagaia nao te deixes cair em tentaçao dos cantores fantoches que temos em Moçambique principalmente os da camada jovenil,que tiram musicas semanais e musica sem mensagem somente fazem barulho.
    a tua musica Azagaia ainda e a primeira em Moçambique no meu ponto de vista,porque traz mensagem que todo mundo de toda taxa etaria começando dos rece-nascdos ate aos velhos,pelo menos eu nao consigo dormir sem ouvir a sua musica,força comparsa todo povo Moçambicano esta do seu lado.
    aquele abraço.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.