Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 abril 2008
Onde estão os Africanos? Perguntou Annan a propósito do Zimbábuè
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
A constelaçãos dos camaradas continua com a diplomacia silenciosa... o mais importante para os líderes da região é protegerem-se, o povo que se lixe. é uma vergonha! A Africa Austral tem tudo para saír do Afro-pessimismo mas acho que os povos não merecem os ACTUAIS lideres que têm.Os Libertadores tiveram o seu papel, a sua grandeza, é hora de sairem pela porta grande e serem lembrados pelas gerações vindouras pelos seus feitos- devem passar o testemunho a nova geração de tecnocratas, muitos deles bem formados em universidades das mais prestegiadas do mundo e hoje encostados. é hora de pôr a ciencia, o saber no comando para os nossos paises se desenvolverem e enquandrarem-se no mundo globalizado.O TEMPO DOS FÓSSEIS POLÍTICOS ESTÁ CHEGANDO AO FIM, SÓ ELES É QUE NÃO SE APERCEBEM.
ResponderEliminar...valeu caro professor!
ResponderEliminarVivemos neste momento ,algo que mais cedo ou mais tarde iria acontecer:
O fim do prazo de validade dos conceitos de democracia erigidos no pós independencias africanas.
Os ex guerrilheiros estão velhos,sem ideias,o caos é o estado dos valores que deveriam nortear o erguer destas nações....
Sangue fresco,mais preparação ,vontade férrea de endireitar esta coluna vertebral doente ...
Os tempos que se avizinham são o do reencontro com o sonho de paises africanos a sério,com sustentabilidade total..
A coluna está doente de tanto se curvar às mais diversas vicissitudes...