Outros elos pessoais

09 março 2008

Meditação transcendental: está na hora

Segundo o semanário "Domingo" de hoje, através do Instituto Superior da Administração Pública, o Ministério da Função Pública promoveu semana passada em Nampula um acção de capacitação de administradores, secretários permanentes e directores de serviços de todos os distritos da província no sentido de todos harmonizarem relacionamentos, melhorarem as relações interpessoais, etc. Objectivo central: contacto humano, linguagem comum. A relação entre líder e cidadão é, no fundo, "um acto humano" (p. 9).
Acho isso saudavelmente interessante. Creio, até, que uns pós de meditação transcendental acrescentariam resultados ainda mais eficientes. O fundador do Movimento Mundial da Meditação Transcendental, Maharishi Mahesh Yogi, já afirmou, em entrevista dada há alguns anos atrás, que o objectivo é o de criar o céu na terra e que o ex-presidente Joaquim Chissano "organizou o ensino da Meditação Transcendental para grande número de pessoas no seu país. Recentemente atribuíram a manutenção da paz em Moçambique, depois de muitos anos de guerra civil, à prática desta disciplina". Já agora, num portal brasileiro, Leila Cunha escreveu em 1999 que "Em Moçambique, na África, o presidente, Joaquim Chissano, não só começou a praticar a meditação transcendental junto com a família e integrantes dos ministérios, como adotou a prática no Exército e nas escolas de Polícia do país a partir de 1992. Ele chegou a pagar salários a jovens desempregados para que praticassem os vôos. Os resultados é que o país, com um histórico de mais de 20 anos de guerra civil e guerrilhas internas, está pacífico desde 1993, sua economia teve um crescimento de 10%, a inflação é zero e a moeda, cada vez mais forte." Cá está - por que não? - uma boa mezinha contra as prosaicas e incomodantes manifestações coléricas.

2 comentários:

  1. O problema é que para aprender a técnica da MT é necessário fazer o curso (sera?) e o curso custa
    R$ 1000,00!!!

    ResponderEliminar
  2. mas isto nao é 1 problema... o preco é bem pago devido a garantia da tecnica.
    Voce poderia pagar 1000 reais em uma tv e nao perceber os maleficios que ela pode trazer. Tem que pensar nisto

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.