Outros elos pessoais

29 março 2008

Ainda sobre Tomás Nduda cuja família foi esquecida

Escrevi há dias aqui sobre a homenagem póstuma a Tomás Nduda lá por terras de Muidumbe, província de Cabo Delgado. Referi que mãe e irmã viviam com dificuldade, 40 anos depois da morte dele. Mas agora o jornalista Pedro Nacuo escreveu sobre isso e mostra-nos, num admirável e pungente texto, um quadro bem claro do que ali se passou, um quadro que é, afinal, o das distâncias sociais flagrantes existentes neste país. Eis extractos do que Pedro escreveu: "É que as grandes coisas que nos engolem, muitas vezes nos fazem esquecer os detalhes que as fazem. Enquanto aquela nomenclatura não se habituar a dizer que é de Muidumbe, levar para lá os seus filhos, sobrinhos e netos, ninguém, por mais que venhamos a ter um Estado muito rico, que se lembrará daquela terra. Enquanto as casas dos ilustres se localizarem em bairros luxuosos de Nampula, Maputo e outras paragens além-fronteiras, da outra vez que vierem por qualquer motivo, voltarão a dormir em tendas, na sua própria terra! (...) Foram as grandes coisas que falharam para que as pequenas não fossem acauteladas. (...) Tudo o que era grande foi feito, mas se esqueceu que a cerimónia era a primeira em que se dormia num lugar por causa da morte de Tomás Nduda. Então, a casa hospedeira devia ser onde a viúva vive. Colocaram-se os dísticos, os tanques de água, as tendas gigantes em casas que não tinham nada a ver com Tomás Nduda. A casa da sua viúva, onde se encontravam os filhos, continuou lá no fim da aldeia: sem latrina, comida, água, sem nada, para acolher os outros familiares. A festa ficou para a aldeia, menos a casa dos infortunados. Os familiares que ficaram boquiabertos, até que o incansável e atento administrador, Rodrigo Purruque, corrigiu a tendência. Pouco tarde, é verdade!"

1 comentário:

  1. Tomas Nduda heroi puco falado por isso pouco conhecido, na escola em que estou a fazer praticas Pedagogicas (PP) poucos sabem sobre ele mas o nome da instituiçao é TOMAS NDUDA...por que é que os herois Moçambicanos sao esquecidos pelo tempo????

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.