Outros elos pessoais

02 fevereiro 2008

Kadhafi: Africanos são pequenos, fracos e desunidos

"Notícias" de hoje: "O líder líbio, Mouammar Kadhafi, comparando a unidade africana à europeia, afirmou que os europeus são sérios, entusiastas e organizados, na sua vida e na construção do seu continente, enquanto “nós africanos não dispomos desta vontade nem desta unidade”.

4 comentários:

  1. Africanos são sim "pequenos, fracos e desunidos" mas querido Kadhafi, que isso não se veja só na hora de encarar os "gigantes". Aqui "dentro" diante de problemas "domesticos" ainda precisa-se muito trabalho. A SADC por exemplo está "emcubando" o Mugabe do Zimbabwe e depois me contam história de governo africano?

    ResponderEliminar
  2. Olá!Li no seu blogue o seu desapontamento pelo facto de dos Santos e Guebuza terem impedido o processo negocial entre Mugabe e a oposição...

    ResponderEliminar
  3. Penso que na UE não se compadece com atitudes destas. Não existe(pelo menos abertamente) essa "lealdade" a governantes claramente "fora de si". Fora de tudo que se tem falado por ai, questões de terra não terra,Grã Bretanha e o resto, Mugabe para mim está fora de si e fora de si estão todos que se aliam a ele. Não se pode falar de governo africano enquanto existirem mentalidades como do Mugabe e seus aliados. Se a SADC e outras organizações regionais não funcionam como deveriam, oque me fará acreditar em um provável governo africano? O nosso problema é quer ter os resultados sem sacrifícios, sem nos darmos a "maçada" de trabalhar por esses resultados. Enquanto tivermos governantes famintos pelo poder devíamos igualmente esquecer esse sonho.
    Comparando Europa à Africa o líder líbio devia também perguntar que presidente está há mais de 30 anos no poder na Europa?
    Um provável governo africano não seria para impulsionar o desenvolvimento económico e bem estar dos povos mas para "vitalizar" alguns presidentes criando mecanismos de defesas mútuas como se vê com a SADC no caso de Mugabe. Faxavor Kadhafi, quer ver africa como europa? abonda o poder como se faz na europa. Acredite que o país tem pessoas capazes de governá-lo bem melhor.

    ResponderEliminar
  4. Mugabe está à testa de um grupo social muito bem organizado, com poderosos interesses financeiros, aí compreendida a chefia militar, como já há tempos aqui mostrei em postagem.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.