Funcionários da Universidade Eduardo Mondlane acabaram de me informar que parece haver greve de
chapeiros em algumas áreas da cidade de Maputo, que há gente privada de
chapas em certas áreas. A informação foi confirmada por um dos meus assistentes e por um jornalista. Não tenho mais pormenores por agora.
1.ª adenda às 9:03: o ministro dos Transportes, António Munguambe, acaba de falar na Rádio Moçambique visivelmente aborrecido com a greve dos chapeiros e com as barricadas que já surgiram. Pediu aos chapeiros para se dirigirem aos locais adequados para levantarem as licenças de abastecimento. Interrogou-se mesmo sobre se o governo tinha dialogado com os verdadeiros porta-vozes dos transportadores. Disse ainda que não era com desordem que as coisas se resolveriam.
2.ª adenda às 9:05: face aos chapeiros licenciados, pode acontecer que os piratas estejam aborrecidos. Preciso confirmar isto.
3.ª adenda às 9:14: vi um autocarro dos TPM entrar esta manhã no campus da Universidade Eduardo Mondlane cerca das 7:50. Mas estava apenas com 7 utentes. Parece que estamos reféns dos chapeiros. Pode acontecer que os poucos autocarros dos TPM em circulação recolham à gare.
4.ª adenda às 9:21: um dos meus assistentes que mora em Inhagóia acaba de me dizer que os chapeiros estão a parquear as viaturas.
5.ª adenda às 9:24: um jornalista do semanário "Savana" acaba de me dizer que provavelmente quem está em greve são os chapeiros com chapas licenciados, enquanto os piratas tentam furar o sistema aqui e acolá carregando alguma gente.
6.ª às 9:27: um outro jornalista do "Savana" informou-me que um forte dispositivo policial controlou uma manifestação de pessoas que queimaram pneus na estrada internacional, em zona da Mozal, área de Malhapsene, para quem se dirige para a Matola.
7.ª adenda às 10:49: "O porta-voz da OTM-Central Sindical, Francisco Mazoio, disse durante uma entrevista ao «Canal Moçambique» que subsidiar os transportadores semi-colectivo de passageiros, mesmo a partir das gasolineiras, nos grandes centros urbanos não é resolver a situação das tarifas por eles praticadas. Para Mazoio, a solução desta grave situação que afecta a maioria dos trabalhadores passa por o Governo investir na compra de mais autocarros e alocá-los nas transportadoras públicas urbanas e garantir a sua permanente manutenção de forma a incentivar a oferta." 9.ª adenda às 11:34: um jornalista do semanário "Savana" acaba de me informar que há muita gente a andar a pé, que o nível de absentismo na função pública e no sector privado é elevado, que há gente a pensar sair mais cedo dos locais de trabalho.
10.ª adenda às 12:07: a Rádio Moçambique segue a greve dos chapeiros desde manhã cedo. No seu resumo noticioso das 12 horas, um locutor citou o ministro dos Transportes e Comunicações, António Munguambe, em como afirmou que a greve estava a ser protagonizada pelos chapeiros não licenciados.
11.ª adenda às 12:29: através da Rádio Moçambique, várias personalidades têem pedido aos chapeiros que retomem as suas actividades. Uma delas foi D. Dinis Sengulane, bispo dos Libombos.
12.ª adenda às 12.33: "crise de transportes", assim intitulou a Rádio Moçambique o que se passa nas cidade de Maputo e de Matola desde manhã cedo, no seu noticiário das 12:30. Os autocarros dos TPM não são suficientes para fazer face à procura, disse o locutor.
13.ª adenda às 12:35: o presidente da Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários pediu aos associados que não cometam desacatos e que regressem às estradas. Em algumas artérias, chapeiros não licenciados barraram o acesso. Informação da Rádio Moçambique no seu noticiário das 12:30.
14.ª adenda às 18:04: A Rádio Moçambique não se referiu à greve dos chapeiros no seu noticiário das 18:00.
15.ª adenda às 18:29: um jornalista comunicou-me que já circulam alguns chapas na cidade, mas julga que ainda não para a Matola.
16.ª adenda às 18:46: "Estou aqui na cidade, são poucos os chapas que circulam, a Escola Secundária Josina Machel está completamente vazia, são muito poucos os alunos que conseguiram transporte de regresso" - eis o que disse um ex-estudante meu há momentos.
17.ª adenda às 19:32: segundo uma fonte sénior da Federação Moçambicana de Transportadores, amanhã os chapas deverão voltar a circular em Maputo e Matola, havendo - afirmou - garantia de que a polícia acompanhará o processo para evitar problemas sociais. Esta a manchete da Rádio Moçambique no seu noticiário das 19:30.
18.ª adenda às 19:34: em anúncio prévio ao noticiário da Rádio Moçambique das 19:30, a empresa de telefonia móvel Mcel deu a conhecer que uma avaria grave sobrevinda domingo tem impedido que os utentes possam recarregar os seus pré-pagos. Alguns leitores estranharam a dificuldade de recarga justamente hoje, em dia de greve de chapas.
Esta manha bem cedo os chapas nao passavam do Ponto Final, a minha empregada vive na Machava e nao conseguiu chegar ao Museu na paragem do Ponto Final foi obrigada a sair do chapa, um familiar ligou-me a dizer que passou por la e havia um grande ajuntamento de pessoas algumas com pedras e iam fazendo gestos de ameaca.
ResponderEliminarTentei saber alguma coisa mais pelos orgaos de informacao mas nao ouvi nada.
Pelos órgãos de informação melhor não esperar mesmo que de repente, em defesa de "interesses públicos" receberam ordens para não dizer nada. De repente não passa dum grupinho de crianças instrumentalizadas... De repente é apenas uma mão estranha que depois de ter estado em Chimoio desceu à Maputo... Que mobilidade tem essa mão gente? Cá no Chiveve só chega no dia 3 de Março...
ResponderEliminarLá pras 7 da manhã vi muita gente na Eduardo Mondlane. Depois passei pela esquadra perto do Shoprite e a polícia confirmou que há outra manifestação. Estavam a preparar-se para ir ao local.
ResponderEliminarprofessor. há greve sim. eu acabo de receber um telefonema do motorista que leva meu filho a escolinha que fica no bairro da Liberdade a informar que não levaria o miudo hoje porque há manifestações na cidade da Matola.infelismente há greve sim....
ResponderEliminarprof., realmente ha greve, mas desta vez, pelo qui vi, sao apenas os transportadores a fazer a greve, isso pelo seguinte motivo:
ResponderEliminar- o governo decidiu que para adiquirir a gasolina ao preço reduzido, terão que se dirigir a PETROMOC, e segundo os chapeiros isso é impossivel, como poderão eles abastecer na petromoc, se o dia todo abastecem mais de 5 ou 8 vezes, desse modo seria um transtorno, eles teão que parar durante 1 hora (para aqueles que fazem uma rota fora dfa cidade), para se dirigirem a peromoc e abastecerem.
Acabo de falar com o autor do "Insatisfação" Lázaro Bamo. Acabou de voltar a casa porque não lhe foi possível ir ao trabalho...
ResponderEliminarOs Chapeiro reclamam a prática do que foi dito. Acham que há muita burrocracia
Em conversa com colegas esta manhã fiquei a saber que o subsidio a ser atribuido aos chapeiros vai abranger apenas os que estão licenciados (o que é correcto).
ResponderEliminarOra, isso parece-me que terá provocado uma revolta nos piratas.
Então o que é que se pode esperar nas proximas horas?
É que a intensidade da greve seja exactamente igual a intensidade da pirataria no sector dos transporte.
Maxango
Maxango, creio ser uma boa hipótese.
ResponderEliminarbem pelo que ouví falar, parece que a grande motivação da revolta é o facto do governo ter decidido que o subsídio é somente para os que tem contabilidade organizada. Axo isto absurdo. Como um chapa (normalmente só tem o motorista como único trabalhador)terá contabilidade organizada? Penso que a licença é suficiente para o controle.....
ResponderEliminarVamos aguardar e esperar que tudo serene.
ResponderEliminarA FEMATRO diz que assinou um memorando de entendimento no dia 20/02/08 e que esperava anunciar as decisões daí saídas amanhã.
ResponderEliminarNao concordo que apenas seja preciso a licença para compensação!
ResponderEliminarE quanto darão a cada um? Pelo tamanho do nome do proprietário? Não me parece que o governo exiga contabilidade organizada, nem acho que sejam tão inocentes! Mas alguma regra tem de haver.
Ouvi há pouco o Ministro (?) dizer que em vez de fazerem filas de manifestação que venham buscar as suas licenças, que apenas é preciso apresentar o livrete do carro e o seguro, para serem legais! Ora aqui é que parece residir o problema! Os seguros exigem que os carros estejam em condições e isso ninguém quer saber!
Então como se pagam os subsídios?
Pelo menos têm de trazer também os recibos das gazolineiras com as matriculas dos carros (apesar de saber que muitos haverá a arranjar recibos de terceiros!).
Será que o governo fez algumas contas aos consumos das diferentes rotas? Vai ser á balda? Eu ouvi na primeira greve consumos absolutamente absurdos dados por elementos ligados á Associação dos transportadores. É o CAOS!
E depois vão entregar o dinheiro ás Associações? Mas estamos a brincar? Algum chapa irá receber o o dinheiro? Por favor sejamos sérios. Estudem formas correctas ou com um mínimo de lógica.
Para além disso porque ninguém das Associações vem a público explicar as suas contas? Continuamos só a ver esta confusão ora dos utilizadores ou dos proprietários! Quem paga estas contas? O Estado está de fora, se produz ou não não tem problema, a Comunidade Internacional abastece o orçamento. E as Empresas vão buscar dinheiro onde?
Segundo entendi a semana passada a maioria dos transportadores não tem licença (acho mesmo que foi o presidente da Associação)...! Então o que andam os Polícias a fazer todos os dias ao mandar parar os carros? Apenas a "comeram onde estão amarrados"? Estou ingignada!
Acabo de ouvir o Ministro dizer que se calhar estiveram a conversar com as pessoas erradas! Como é possivel isto? O governo fala sem saber com quem? reafirmo a minha impressão que ninguém vai receber nada a não ser as "associações" com quem falaram e não sabem quem sabem quem são... ou sabem!
Algumas propostas para o orçamento rectificativo e para se resolver a longo prazo esta crise:
ResponderEliminar1. Medidas imediatas de austeridade contra todos os gastos supérfluos com dinheiros do Estado, principalmente no domínio das deslocações(por exemplo, viagens aéreas em primeira classe e executiva só para o nível de Chefe de Estado e esposa, as primeiras, e ministros e altos reponsáveis com esse nível e conjuges acompanhantes, as segundas; cortes nas regalias com viaturas e combustíveis e outras medidas do género.
2. Investimento do estado para fortalecimentos/criação da rede de transportes públicos;
3. Construção acelerada de ciclovias e fomento da utilização de bicicletas.
4. Incentivos para empresas que facilitem o transporte aos seus empregados.
Segundo informação recolhida pouco antes das 12 horas, junto dos chapeiros que passam na Praça da OMM, só no Xiquelene é que agora "não se pode passar" e "há confusão". Não referem actos violentos.
ResponderEliminarSim, também me chegou a informação sobre o Xiquelene. O trânsito parece estar vedado lá.
ResponderEliminarum fenomeno no minimo engracado que se esta a repetir hoje e que aconteceu tambem no dia 05/02 e o facto de nao se conseguir por credito na rede mcell, sera que tem alguma coisa a ver com as manifestacoes?
ResponderEliminarOu sera uma maneira de impedir a informacao de circular? Isto ja parece paranoia mas e na realidade muito estranho.
Que fenómeno....Mas confesso não saber respodner.
ResponderEliminarNão vejo solução para esta crise, ai sempres romper a cada passo e por qualquer coisa...a não ser que o Estado tome a iniciativa de resolver os transportes públicos urbanos! Temos de importar já autocarros e entregar a gestão a empresas credíveis privadas, senão voltamos aos mesmo. E estes transportes têm de ser subsidiados, não há alternativa. Em nenhuma parte do Mundo são rentáveis os transportes de pequenos percursos.
ResponderEliminarApelo ao Estado que tome a iniciativa sob pena de afastarem os investidores!
Será que os doadores não estão a ver bem o que se pode vir a verificar por cá?
Será que esta é uma nova era da historia de Moçambique, será que 5 de Fevereiro foi um ponto de viragem comportamental? Que tipo de sociedade esperamos nos proximos anos? Será que que já somos uma nação "sísmica"?
ResponderEliminarTantos misterios, tantas hipoteses por avançar.
Professor peço uma ideia estou preocupado.
Maxango
Várias sugestões estão a ser aqui feitas, o que é excelente. Maxango: eu próprio estou a reflectir...
ResponderEliminarDesculpem-me, mas hj seri muito arrogante para que algume me perceba.
ResponderEliminarPrimeiro, para merda o ORCAMENTO RETIFICATIVO, OS SUBSIDIOS, O ORIGINARIOS DESTA IDEIA.
Tendo descarregado, gostaria de perguntar ha quem doi ou beneficia se os Chapeiros terem a sua contabilidade organizada, constituirem-se como verdadeiras empresas, pagarem so devidos impostos? Se alguem teve esta porca ideia de subsidiar o chapa...porque nao de uma vez por todas resolvermos a questao do Transporte Publico? Ou melhor, porque nao se faz como em alguns paises em que um grupo de individuos de associa numa empresa unica e como empresa providencia os servico de transporte. Eh asssim em varias partes do mundo. Cada um dos donos dos chapas poderia aparecer como accionista, dai que acabar-se-ia com a guerra das estradas porque seriam todos da mesma empresa, teriamos algo mais organizado e em caso de crise saber-se-ia com quem negociar...
What is the fucking point de continuarmos a ter um sistema de transportes desorganizado?
Respondendo a preocupação de um blogista,dizer que estive an Loja Mcel e a informação é que a operadora está a fazer manutenção da linha.Tive a sorte de ter acompanhado um debate sobre transporte na Cidade de Maputo,membros com altos cargos na ATROMAP dizendo que dos milhares de transportadores semi-colectivos a circular em MPT,apenas 30% eram membros da associação e que nem tods cumprem com suas obrigações.
ResponderEliminarOra se a associação não é representativa,se com todos so mecanismos de fiscalização e controle,ainda há transportadores piratas!!!!Como é que o Estado ainda não agiu?
Deixar a população que em dias de sol e de chuva enfrenta filas para votar neles,reféns de um punhado de gente descontente?Pela ganância e pelo lucro não querem organizar a sua contabilidade?Qual é adificuldade de organizar a contabilidade de um negócio que é seu?Que lhe dá receita e lucro?E os que não tem carro próprio é que têm que pagar.
Acorde Governo de Moçambique!!!!Acorde!
Interessante "Coincidence" manutenção das linhas em dias de manifestações, vocês não acham isso curioso?
ResponderEliminarNdzakeni
Mas então se 70% dos chapaeiros não estão organizados, quem é que vai receber os seus subsídios.
ResponderEliminarO Presidente da ATROMAP (penso que era ele) que numa entrevista dizia que precisavam de USD 1.000.000 por mês para subsidiar os chapas! Mas com esse dinheiro o ESTADO não compra uma frota para a cidade em poucos meses? Será que estou a fazer mal as contas?
Anonimo nem precisavas de fazer contas esta claro que com esse valor a ser desembolsado mensalmente o governo podia investir em transporte e criar um plano de manutenção que garantisse a continuidade do projecto falta mais é um pouquinho de esforço mental para encontrar soluções viaveis.
ResponderEliminarSe investissem esse dinheiro num serviço público de transportes como algumas pessoas poderiam ter acesso a "esse dinheiro sem dono"?
ResponderEliminarUm milhão de dolares por mês?!
E ninguem ainda nos explicou donde vem esse dinheiro.
E ninguem ainda explicou como vai ser feito o pagamento.
E ninguem ainda explicou se se vai pagar também aos não licensiados...
E ninguem veio aqui a rua explicar como estão na rua tantos "chapeiros"não licensiados...e o que fazem os fiscais que vemos a rua todos os dias parando carros em cada esquina...
Sao tantas as perguntas que gostriamos de ver respondidas...a dúvida é saber se os que são pagos para nos dar essas resposta, tem disposição ded fazé-lo
Só há uma solução para este problema, Transportes públicos em número suficiente. O Governo ou a autarquia deveria criar uma rede de rotas e abrir um concurso para que sejam concessionadas a empresas privadas. Os machibombos são mais seguros, energeticamente mais eficientes (quando cheios) e não congestionam o transito como os chapas. São mais facilmente controlados em termos de conservação, segurança e de pagamento de impostos. Só me pergunto: estão há espera de quê? Será que os donos dos chapas têm tanto poder? Há quem argumente que os machibombos não conseguem andar por determinadas zonas por serem demasado grandes. Não há problemafazem-se linhas especificas para zonas acidentaas com nós intermodais e o pagamento de um único bilhete. É tudo tão simples e óbvio que só o deixa andar parece ser explicação.
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ResponderEliminarPenso que não é conscidência a Mcel não estar a funcionar devidamente. Isto está a ciar-me transtornos terríveis. Quem paga aos citadinos os prejuízos que advêm desta paralisia da Mcel? Sra Margarida, administre esse negócio como mandam as regras!
ResponderEliminarEspera ai gente. Mcel? Não querem que eu pense que houve uma mão estranha na Mcel não nem? Estou com medo de pensar nisso.
ResponderEliminarEstou com problema a entrar no Diário. Aparece-me uma mensagem dizendo que a operação está abortada. Já a tive por três vezes.
ResponderEliminarIsso acontece algumas vezes, por razões que ignoro. Mas o diário está acessível. Saia do browser e reentre.
ResponderEliminarOuvi dizer que muitos dos "chapas piratas" a circular não se registaram no Estado porque estavam vedadas as inscrições para carros pequenos, que estão registados na Associação e pagam 120 meticais por dia para circular, contra os 20que os outros pagam ao Estado. Como se explica este mecanismo? É mesmo assim? Se sim, o problema parece-me ainda mais complexo.
ResponderEliminarBem, ignorava esse fenómeno. Vamos a ver se aqui aparece alguém capaz de nos elucidar.
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