O Gemuce enviou-me vários trabalhos seus (que estou, como sabem, a postar aqui, numa série com o seu nome), entre os quais o que aqui apresento, por mim colocado hoje no "youtube". Trata-se do resultado de uma câmara de vídeo fixada em quem parte para e em quem vem da Catembe. Apreciem as roupas, os sapatos (reparem que as mulheres usam, regra geral, chinelos e sapatilhas, algumas vezes veremos sapatos de melhor qualidade), a forma de caminhar, os tipos sociais possíveis de descobrir, as capulanas, os sacos, as sacolas, os baldes,os tchovas, etc.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
04 fevereiro 2008
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Fantástico! Parabéns ao artista Gemuce e ao sociólogo Carlos Serra!
ResponderEliminarBom, sobre Gemuce não farei mais comentários, pois já os fiz em anterior postagem.Lindo!
ResponderEliminarQuanto a si caro Professor só me cabe dizer-lhe que continua com um olhar aguçado de homem interessado pelo estudo das coisas sociais e como jornalista continua sempre atento.
Do simples se faz estudo e do estudo se faz com que as nossas realidades sejam mais bem entendidas.
Força amigo! Ponha lá de novo os seus alunos a pensar e a descobrir novas formas de entender a sociedade...
Aissa( minha ex aluna do Curso de animadores sociais) se me lês, espero que isto te faça relembrar com algum carinho algumas das nossas observações/ estudos.
o k é k ele pretende demonstrar com isto?que existem varias classes sociais?que as pessoas caminham de forma diferente?olha que a aparencia iluda!
ResponderEliminarse calhar ele queria lhe mostrar que o maralhal anda no vácuo.
ResponderEliminar(Observador)