Essa a manchete do semanário "O País" de hoje, crescentemente agressivo face às desigualdades sociais reinantes em Moçambique (clique duas vezes com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
29 fevereiro 2008
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Pela enésima vez cito este seu respeitavel espaço e deparo-me com um problema, não existe maneira de fazer um link para cada post em particular (ou não existe ou eu não sei como), sucede que quando as pessoas vão ver o post citado e com a actualização estonteante que este blog tem, tem que procurar e já encontram o artigo referido quase no final da página.
ResponderEliminar'sculpe. Descobri como, 'gorinha mesmo.
ResponderEliminarMarta: cada postagem tem, regra geral, os links devidamente assinalados. Algumas vezes, quando uso adendas (técnica cada vez mais frequente), eles também aí surgem. Como pode reparar, procuro documentar quase tudo ou mesmo tudo o que é necessário documentar, o que, claro, pode tornar "chata" a leitura. Mas seja qual for o caso, o meu perdão por não fazer as coisas como a Marta deseja. Quanto à actualização, bem, aí não posso discutir. Abraço.
ResponderEliminarAinda bem, ainda bem...Abraço índico.
ResponderEliminarA leitura não se torna "chata" nem de longe . . .
ResponderEliminarO seu blog é como que o meu jornal diário, com a grande vantagem de ser dinâmico.
No primeiro comentário quis apenas resolver um problema técnico, que resolvi ao descobrir que o link do post é na data, para poder mais facilmente informar "as minhas gentes".
Já agora peço desculpa (começa a ser um hábito). depois de ler o primeiro comentário apercebi-me que este pode parecer uma reclamação. De todo. A escrita é rude mas as intenções são as melhores.
ResponderEliminarEstá bem, Marta, obrigado.
ResponderEliminarEstimado Prof.
ResponderEliminarpor varias vezes tentei "abrir" s/ pagina,mas logo algo acontecia (erro detectado?) e fechava-me por completo tds paginas abertas ateh entao, cheguei a pensar em "algo suspeito", criado tecnicamente p/ impedir o acesso ao s/Diario; finalmente tive hoje acesso,espero k assim continue;
saudacoes de um mocambicano na diaspora (England)
ZC