Outros elos pessoais

07 fevereiro 2008

Boato

Alguém me deu conhecimento de uma mensagem que está a circular nos celulares, com o seguinte teor: "Abastecer o carro até às 15 horas as bombas todas vão fechar sem data exacta para abertura passa a palavra".
Não há nenhum indicador de que isso seja verdade. Toca a desboatar!
1.ª adenda às 18:45: Eis um email que acabei de receber e para o qual peço a vossa atenção: "Boa tarde amigos, tomei conhecimento da divulgação de uma notícia (boato) segundo a qual está eminente uma crise de combustíveis em Maputo. Trata-se de uma mentira tendente a criar agitação no seio da população. Não há e nem sequer está em vista nenhuma crise no fornecimento de combustíveis no país. O que pode estar a acontecer é alguns postos de abastecimento estarem a secar devido ao facto de não ter havido abastecimentos entre sexta-feira e hoje, pelas razões conhecidas por todos (fim-de-semana longo seguido de dois dias de manifestações). Mas que fique bem claro, não há e nem haverá crise de combustíveis. Portanto, façam os abastecimentos normais às vossas viaturas. Quanto aos Postos da Shell quero dizer que estão bem abastecidos, podem dirigir-se a qualquer um deles sem receio. Eu sou o Director responsável pela Logística de Importação, Armazenagem e Distribuição de Combustíveis na Shell. Tenho autoridade para fazer estas afirmações. Aquele abraço!! Moisés Gulele/Distribution and HSSE Manager Shell Moçambique, Lda, Av. dos Mártires de Inhaminga, 170 - 5th floor -Maputo - Moçambique."
2.ª adenda às 19:50: atenção, circulam vários boatos pelo celular.
3.ª adenda às 20:12: "Lenda urbana é um relato anónimo, breve, com múltiplas variantes, de conteúdo surpreendente, contado como verdadeiro e recente num meio social do qual exprime de maneira simbólica os medos e as aspirações". Confira aqui.

9 comentários:

  1. Sim professor mas a pouco recebi um email assinado pelo director de logística da Shell a esplicar a situação. Tudo não passa de um boato, devido aos acontecimentos dos dias 5 e 6 muitas bombas ficaram sem stock. Alguns oportunistas mal intencionados enviaram estas mensagem para criar mais desordem. Imagine só os camióes tanque cehios de combustível a serem apedrejados e incendiados se tivessem que ir abastecer as bombas nesses dias...

    ResponderEliminar
  2. Coloquei em adenda, já, em outra postagem, o que o ministro da Indústria e Energia disse à Rádio Moçambioque esta tarde.

    ResponderEliminar
  3. ... e agora circula uma outra para que ninguém ande de carro amanhã. Mas que raio!

    ResponderEliminar
  4. Toix o pior de tudo é que as pessoas que estão a fazer isso não tem a minima cosciência do que estão a fazer...Vemos vários grupos envolvidos nisso: crianças, mulheres, jovens e homens adultos e cda um dos grupos com uma determinada função.

    ResponderEliminar
  5. É MAU. O telefone móvel não se destina a fins pouco confessáveis. BOATOS NÃO! TENHAM CONSCIENCIA OS QUE DESSIMINAM BOATOS. HÁ ERROS DE GOVERNAÇÃO, O PAÍS TEM PROBLEMAS COMO QUALQUER OUTRO MAS NÃO SERÁ COM BOATOS E PÁNICO QUE IREMOS RESOLVER O QUE NOS CONSTERNA.

    ResponderEliminar
  6. Não sei até onde isto é verdade.

    Não quero alarmar-vos, mas parece que a manifestação continua. Recebí de Um Colega, a mensagem que ele recebeu de alguém, com o seguinte conteúdo:

    "Proprietários, motoristas, cobradores, filhos de pobres, povo de baixo escalão, simpatizantes dos transportes semi-colectivos, estamos a sofrer.
    Filhos de ministros, deputados e dignatários não andam de chapa. mas sim de 4X4, que seus pais roubam dos impostos que pagamos e os nossos filhos estão a perder aulas.
    Os chapeiros estão cada vez mais espezinhados e desconsiderados.
    No dia 8 (amanhã), nenhum carro deve circular. Nem bombas de gasolina devem funcionar. Espalhe"

    ResponderEliminar
  7. Os celulares anadaram inundados de msgs desse tipo ontem...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.