Outros elos pessoais

21 janeiro 2008

Scanners e Kudumba: um negócio da elite política

Eis o cabeçalho do último número do newletter do Centro de Integridade Pública: "A atribuição do negócio dos scanners à Kudumba foi forçada e influenciada por interesses empresariais ligados à elite política: a Kudumba não era elegível ao concurso pelo simples facto de ser também importadora; a Kudumba não apresentou a proposta financeira mais competitiva; a Kudumba vendeu gato por lebre ao propor um equipamento diverso do que posteriormente instalou depois de vencer o concurso. O facto de a SPI (a holding do Partido Frelimo) ser uma das accionistas de referência da Kudumba pesou demasiado nos resultados finais. Este artigo é um resumo de um relatório de avaliação (no prelo) ao concurso, elaborado pelo Centro de Integridade Pública." Confira aqui (obrigado ao Marcelo Mosse pelo envio).

1 comentário:

  1. E' fundamental que se comece a ensinar valores de cidadania ao povo mocambicano! Conteudos como MORAL, TRABALHO, HONESTIDADE, etc precisam de estar patentes nos curriculos escolares! Assistimos a uma sociedade em que a todos os niveis, todo o mundo quer enriquecer num "click", sem o minimo de esforco e o resultado e' nao se olham a meios para atingir os seus intentos! Assistimos a iniciativas empresariais que tendem a escravizar os desfavorecidos; assistimos ao policia q inventa uma infraccao para extorquir ao automobilista; assistimos ao professor q cobra dinheiro ou relacoes sexuais as suas alunas para poderem passar de classe; assistimos a governantes q nao se importam em prejudicar o pais (vendem gato por lebre e o utente e' obrigado a pagar o servico mais caro, comprometendo o desenvolvimento do comercio e receitas do Estado) pq querem ser ricos! Isto tudo e' resultado da falta de valores (acima indicados)! E quando os timoneiros do pais sao os primeiros a "dar o exemplo", o que se pode esperar do "peixe miudo"?? Lembrem-se meus compatriotas, que "a riqueza de um pais, nao esta no petroleo, diamantes, etc, mas na maneira de pensar do seu povo"!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.