Outros elos pessoais

26 janeiro 2008

Vasos comunicantes e ouvido que não tem quintal

Recomendo vivamente a leitura de uma carta escrita ao "Notícias" em sua edição de hoje, com o título "Assim vai a vida em Tete". Repare só neste parágrafo: "Também acompanhamos das mesmas fontes ou dos comícios que os desonestos devem ser denunciados. Denunciar sim, mas cuidado com o sistema de vasos comunicantes, pois um cidadão que denunciar o mal que vê numa determinada escola verá que o seu filho ficar anos para passar de classe e, se conseguir passar, perde a vaga para a classe seguinte. Se for funcionário numa empresa não-governamental será considerado esperto demais e sem demora será despedido. Se for numa empresa estatal será considerado indisciplinado, agitador ou ainda ambicioso e nunca será promovido, por que seja na esquadra, será caçado no dia em que tiver um caso e dirão “agora sim, o apanhámos”. Se for contra um posto de Saúde és esperado quando ficares doente e aí pagarás o dobro, etc, etc."

2 comentários:

  1. Esta carta do Sr. JACINTO M. CHIRITSE é um retrato esmagador de como funcionam as alianças dos incompetentes.
    Os incompetentes não têm escrúpulos, e são muito solidários.
    Quando toca à sua sobrevivência, à eliminação da concorrência dos mais capazes, mais honestos, trabalhadores...são implacáveis.
    Fenómenos desses hão em muitos lados, infelizmente.
    E são normalmente indicativos de subdesenvolvimento, especialmente, mental.

    ResponderEliminar
  2. O quadro apresentado é, indiscutivelmente, sólido. E é pintado por quem sabe o que está a dizer.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.