Outros elos pessoais

26 janeiro 2008

Cédric e Kinshasa


O jovem jornalista (mas, também, em meu entender, um excelente sociólogo) congolês Cédrik Kalonji, vencedor do prémio melhor blogue em francês do BOBS2007, é autor de um dos melhores blogues que conheço, um blogue de uma espantosa capacidade para captar o social congolês em geral e o de Kinshasa em particular. Agora também com uma versão inglesa, Cédric tem uma postagem na qual fala de Kinshasa (cerca de oito milhões de habitantes) como a maior lata de lixo do mundo. E escreveu o seguinte: "É facilmente que o Estado congolês oferece 4x4 aos seus deputados mas é aparentemente bem mais complicado que encontre soluções para a salubridade das cidades do Congo".
Nota: o blogue de Cédric, o angolano desabafos angolanos e este diário foram os três blogues africanos apurados na pré-selecção do BOBS2007.

3 comentários:

  1. Infelizmente não abundam homens como esse por aqui em nosso cyberespaço.

    ResponderEliminar
  2. Maputo deve ter cerca de 2 milhões de habitantes. Se o dado for exacto, Kinshasa tem 4 vezes mais. Imagine as dificuldades de gestão dessa megapólis habitada por tantos problemas - incluindo a corrpção generalizada -como, exemplarmente, Cédric mostra no seu blogue.

    ResponderEliminar
  3. "...É facilmente que o Estado congolês oferece 4x4 aos seus deputados mas é aparentemente bem mais complicado que encontre soluções para a salubridade das cidades do Congo...".Cédrik Kalonji-Jornalista

    ...que o Estado Moçambicano... das cidades de Moçambique.

    Facilmente aplicavel.

    Maxango

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.