Outros elos pessoais

21 dezembro 2007

Silva Dunduro (1)

Chama-se Silva Dunduro. Pintor radicado na Beira. Leia o seu perfil artístico aqui. Tenho para mim que ele é uma espécie de Émile Zola da nossa pintura. Aqui começo uma série com quadros dele, quadros que nos falam da vida do dia a dia. As legendas dos quadros pertencem-lhe.

Vendedeiras de feijões – óleo /tela ( 105X115 cm)- 2007
Legenda escrita pelo artista: "O feijão do Centro e Norte de Moçambique é um dos produtos agrícolas mais comercializados e consumidos nos centros urbanos. Mulheres de toda parte do país revendem-no para aumentar a renda da casa. É um contributo da mulher na melhoria da vida e da renda familiar. Mulheres, particularmente as do sul de Moçambique, penduram-se em camiões para escoamento deste produto, que é mais tarde vendido nos mercados. Por isso, a concorrência é grande e é possível comprar a preços competitivos nos mercados da cidade da Beira e em outras da zona centro."

1 comentário:

  1. > O seu muito interessante perfil artístico, fica bastante aquém do seu percurso de vida, narrado há tempos numa muito bem conduzida entrevista com a Anabela na STV: Um vencedor,subiu a pulso, Homem com "H" bem grande.
    FM

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.