Outros elos pessoais

05 dezembro 2007

Multiplicam-se accionadores de maravilhas

Há tempos recebi um pedido do Grupo Soico para sugerir locais históricos do país merecedores de de preservação. Decidi, porém, tornar público e colectivo o processo. Muitos leitores foram fazendo sugestões. Mas agora, de acordo com o "Notícias" de hoje, "será lançado brevemente o concurso “As Sete Maravilhas de Moçambique”. Concebido pela Sociedade do Notícias, Televisão de Moçambique e Rádio Moçambique, o concurso tem como objectivo identificar, classificar e premiar os locais que possam ser considerados maravilhas de Moçambique."
Tenho para mim que é uma boa novidade, tanto mais que parecem multiplicar-se os accionadores de maravilhas, o que é, claro, uma maravilha.

13 comentários:

  1. Penso que agora da' para falar do sanguessugismo que andou na net ha' uns dias atras.

    Pareceu-me uma antevisao de que algue'm, algures esta' preparar algo de mal. De facto, o que fez a sociedade (TVM, Noticias, RM) foi co'pia taxativa da sua iniciativa, encomendada pelo Grupo Soicos. Muito mau isto porque revela um vazio e falta de criatividade nos sectores acima.

    So' para ver que apreceram em grupo para meter medo.

    Foi bom ter chamado atencao para essa accao desagergonhada. E mais, a dita Sociedade procura 'ganhar' algum da contribuicao que as pessoas fizerem, por exemplo nas chamadas que forem feitas, podem deduzir perfeitamente algum valor.

    Mau, mau, uma desilusao!

    ResponderEliminar
  2. Ja havia questionado antes essa falta de originalidade nossa ao querer-se indentificar 'AS SETE MARAVILHAS DE MOCAMBIQUE". Entao copioes...porque razao vamos agora criticar os outros copioes?

    Ninguem patentou falta de originalidade, e qualquer individuo com incapacidade de pensar ou com raciocionio curto tem o direito de copiar..porque melhor nao pode fazer.

    Se a SOICO tivesse sido original, ai creio que haveria pouca vergonha..,mas como nao o foi...paciencia.

    pp

    ResponderEliminar
  3. Nada...se a fonte de copias esta la pra todos. Nao havera legitimidade nenhuma em a SOICO reclamar.

    Mas, ha males que veem por bem. E eu acredito que agora sim, os srs e sras. da SOICO vao mostrar as usas virtudes, por a sua mente a fincionar, querer mostrar que tem criatividade e trazer-nos algo original. Essa sim, sera a melhor resposta.

    PP

    ResponderEliminar
  4. E se a iniciativa tiver sido, mesmo, do notícias, RM e TVM? O facto de a STV ter-se apressado a escrever para o Professor Serra não nos diz que ela tenha sido a primeira a pensar nesta versão moçambicana das 7 maravilhas.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  5. Ta todo mundo pensando da mesma forma neste pais..oh Obed...!!

    Criatividade..nula

    ResponderEliminar
  6. Criatividade nula...não sei...
    Penso diferente...para quem vai o mérito pouco me importa às vezes..."well come" coisas boas...
    Serão descobertas, divulgadas as maravilhas de Moçambique. Chamem-se como se decidirem se chamar.
    De quem foi a ideia? Quem copiou quem? Que fique com a vergonha de não ter conseguído ser original...
    Existe oque chamam fonte de inspiração...
    Donde nascem as ideias originais que temos?
    Dos pássaros copiamos a ideia do avião...

    ResponderEliminar
  7. A socidade de noticias e Lda tivesse algo novo a oferecer ja o devia antes das Soicos. Nao vou pela ideia de que eles vinha mastigando o assunto a oito meses atras. Porque nao anunciaram na altura?

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos. Nós conhecemos a SOICO. A sua vigorosa reacção contra qualquer injustiça que lhe afecte. Ou mesmo contra tudo que lhe pareça injustiça.

    Ora, porque não reclama vigorosamente desta vez? Será porque ainda não se aperceberam de que o notícias "copiou" sua ideia?

    Eu estou cada vez mais convencido de que esta versão moçambicana não foi ideia da SOICO. Por mais que antipatizemos com os órgãos públicos de comunicação social, creio que desta vez o mérito lhes pertence.

    Obed L. Khan

    ResponderEliminar
  9. Se não é impressão minha o caro Obed
    L. Khan é defensor incondicional dos órgãos públicos de comunicação social, oque para mim faz parte dos seus direitos como cidadão...não tenho que concordar é com o seu raciocínio...essa discórdia também faz parte dos meus direito como cidadão...
    Num dos seus posts diz:
    "O facto de a STV ter-se apressado a escrever para o Professor Serra não nos diz que ela tenha sido a primeira a pensar nesta versão moçambicana das 7 maravilhas" para mim é pouco razoável...
    No último diz:
    "Nós conhecemos a SOICO. A sua vigorosa reacção contra qualquer injustiça que lhe afecte. Ou mesmo contra tudo que lhe pareça injustiça" e mais adiante: "...porque não reclama vigorosamente desta vez?"
    A ideia que se pretende passar é que foi a SOICO que copiou a ideia por isso não tem a cara de se queixar/reclamar...
    É com esse raciocínio que não concordo...
    Me parece fraco e simplista demais...

    ResponderEliminar
  10. Nelson, creio que ja teria sido optimo se a inspiracao tivesse terminado na ideia de identificarem-se lugares historicos de Mocambique e trona-los mais conhecidos. Por exemplo, o meu blogue inspirou-se neste Blogue, mas pode crer que nao O CHAMEI OFICINA DE SOCIOLOGIA.

    Para mim nao deixa de ser uma banalidade.

    pp

    ResponderEliminar
  11. Concordo PP...passados dos límites a inspiração tem de levar outro nome...

    ResponderEliminar
  12. A RM, TVM e Sociedade do Notícias têm esta ideia há vários meses, pelo que disseram (confiram uma notícia de uma das edições de semana passada do jornal) e verão certamente que se alguém contactou o sociólogo, terá sido, de certeza, há menos de seis meses. É muito simples, vejam quando é que foi encomendada a "consultoria" ao Prof. Carlos Serra e de quando é que remontam as notícias da intenção daquele trio. O resto é acusação barata, que visa subverter. Nada mais.
    PS: Conheço muito bem a geometria encefálica de alguns aqui.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.