Outros elos pessoais

20 dezembro 2007

Eventos top 2007 em Moçambique - introdução (1)

Um dia, Georg Simmel escreveu num dos seus livros uma secção chamada "A noção da importância histórica". Essa secção começa com um frase espantosamente complexa na sua simplicidade, a saber : "O que é que é "realmente" importante?" (aspas no livro, versão francesa). Ora, Simmel escreveu que, independentemente das consequências, de serem morais ou não, espantosos ou sedutores, os factos só são importantes porque interessam ao observador. Um facto é importante na medida em que o observador assim o considera. Nas palavras de Simmel, o "critério objectivo" da selecção é a sua "decisão subjectiva" (Les problèmes de la philosophie de l´histoire. Paris: PUF, 1984, pp 203-205). Eis uma forma docemente provocadora de situar - simmelizando-a, irritando os gostadores de critérios puros, "científicos" - a escolha dos acontecimentos top 5 de 2007 que se seguirá.

3 comentários:

  1. Permita-me e permito-me escrever:
    CURTI
    Doutro modo:
    Julgo ter entendido a ironia
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim, a ambos..Ao leitor que falou em arte: tenho para mim que Simmel tem das mais belas coisas que jamais se escreveram em sociologia da arte, coisa que sempre revisito. Acho que nenhum sociólogo o é verdadeiramente se não for simmeliano.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.