Outros elos pessoais

31 dezembro 2007

Diário de um sociólogo: o mais lido dos blogues moçambicanos em 2007


Em 2006, o Diário de um sociólogo, nascido a 18 de Abril desse ano, teve alguma dificuldade em situar-se de forma permanente no primeiro lugar dos blogues moçambicanos em termos de número de visitantes, de páginas lidas e da classificação da technorati e da google.
Mas este ano, a partir de Setembro, tornou-se definitivamente o mais visitado, o mais lido, o mais comentado e melhor situado na classificação da technorati e da google, com 272 visitantes diários e média de 844 páginas diariamente consultadas de acordo com o site meter.
Dois acontecimentos foram, creio, importantes para atingir essa posição.
Em primeiro lugar, a reportagem de um jornal brasileiro seleccionou-o como um dos "50 blogs que servem como referência para a vida política e cultural de mais de 30 países."
Em segundo lugar e pela primeira vez na história da blogosfera moçambicana, foi top 10 mundial nos blogues em língua portuguesa entre 599 concorrentes na classificação júri (juntamente com nove blogues brasileiros) e terceiro classificado na votação público do concurso BOBs 2007) - estando agora no primeiro lugar no top 10 Sociedade dos 529 já inscritos em vários línguas do BOBs.
Outros prémios foram, entretanto, concedidos a este diário, como a sua coluna da direita mostra.
O nosso país, o Brasil e Portugal forneceram o maior número de leitores diários.
O Diário de um sociólogo é, hoje, ponto de referência para cientistas, estudantes, jornalistas e leitores em geral um bocado em todo o mundo de língua portuguesa.
E se chegou onde chegou e está, foi em grande medida graças ao préstimo dos leitores, em contacto permanente comigo pelos comentários e pelo email, pelo acordo e pelo desacordo, pelo elogio e pela crítica.
A todos o meu grande obrigado e a promessa de prosseguir no próximo ano, combinando ciência, jornalismo e activismo social.

9 comentários:

  1. Parabéns Professor!

    Estaremos juntos em 2008 para nova caminhada!Para a descoberta de novos trilhos...para novas aprendizagens...

    Um 2008 cheio de venturas para si e para todos os seus leitores.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado, Micas, com forte retribuição!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao "nosso Diário" .
    Força Professor.

    2008 Prospero. Até lá faltam algumas horas.

    Mãos

    ResponderEliminar
  4. O Diário de um Sociólogo é, hoje, um sonho de muitos. É uma referência incontornável que rompeu as fronteiras da comunidade blogger moçambicana
    Já não tem autor, no singular. Nele se revêem muitos de nós. É um sonho traduzido em muitas línguas e muitas culturas.
    O Diário de um Sociólogo será o que o seu criador-administrador e, porque não, os seus autores quiserem. Reduzir-se a um mero altifalante dos Poderes instituídos ou “tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a sua alma, é a opção disponível.

    Eles não sabem que o sonho
    é uma constante da vida
    tão concreta e definida
    como outra coisa qualquer,
    como esta pedra cinzenta
    em que me sento e descanso,
    como este ribeiro manso
    em serenos sobressaltos,
    como estes pinheiros altos
    que em verde e oiro se agitam,
    como estas aves que gritam
    em bebedeiras de azul.

    Eles não sabem que o sonho
    é vinho, é espuma, é fermento,
    bichinho álacre e sedento,
    de focinho pontiagudo,
    que fossa através de tudo
    num perpétuo movimento.

    Eles não sabem que o sonho
    é tela, é cor, é pincel,
    base, fuste, capitel,
    arco em ogiva, vitral,
    pináculo de catedral,
    contraponto, sinfonia,
    máscara grega, magia,
    que é retorta de alquimista,
    mapa do mundo distante,
    rosa dos ventos, Infante,
    caravela quinhentista,
    que é Cabo da Boa Esperança,
    ouro, canela, marfim,
    florete de espadachim,
    bastidor, passo de dança,
    Colombina e Arlequim,
    passarola voadora,
    pára raios, locomotiva,
    barco de proa festiva,
    alto forno, geradora,
    cisão do átomo, radar,
    ultra som, televisão,
    desembarque em foguetão
    na superfície lunar.

    Eles não sabem, nem sonham,
    que o sonho comanda a vida.
    Que sempre que um homem sonha
    o mundo pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança
    ANTÓNIO GEDEÃO

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Ouri e Agry pelo "nosso". Até amanhã!

    ResponderEliminar
  6. parabens ao diario e 2008 cheio de sucessos!

    ResponderEliminar
  7. Meus parabéns por ocupar um dos primeiros lugares... sim, um dos primeiros e não o primeiro, porque segundo o webstat (http://webstats.motigo.com/catalogue/top10?id=3798160&country=MZ) o Clube dos Malandros tem ocupado o primeiro lugar, como um dos blogs mais visitados, em Mocambique, desde maio/junho de 2007 o único blog para quem perdia em numero de visitas diárias era o Maschamba (http://ma-schamba.blogspot.com/ e http://www.maschamba.weblog.com.pt/) mas que agora já nao faz guerra com os malandros. E, o seu Blog tem sido o segundo no ranking de visitas diárias...
    Por isso, os malandros sao os mais visitados, segundo o webstat que também consta o seu Blog.

    abraço e boas entradas Prof.

    ResponderEliminar
  8. Sim, pelo webstats, mas não pelo site meter (foi deste que falei e não do primeiro). E tb referi o technorati... Esta coisa de medidores de frequência é sempre complicada. Mas tudo bem e forte abraço!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.