Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
06 dezembro 2007
Cândido Candiane e as mulheres
11 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Acabo de ler a referida carta no Zambeze...tenho estado a debater o assunto mulher no fórum do www.mozamigos.co.mz(vale a pena conferir) e tenho que confessar que me associo às mulheres...
ResponderEliminarHaverem homens que olham para as mulheres como o sr. Cândido faz já é difícil de engolir, agora ter esses homens a frente de instituições responsáveis pelos destino das mulheres é coisa dolorosa demais. Eu só espero que não tenha sido essa sua visão áspera em relação ao género que lhe conferiu a qualidade para a nomeação pois se assim for os que o nomearam são apoiantes incondicionais da sua filosofia...
nelsonleve
Obrigado pela referência que enviou, irei já consultar.
ResponderEliminar...é preciso comprender a experiência que o senhor Cândido Candiane teve com as mulher para percebermos a sua filosofia em relação as mesmas...
ResponderEliminarVamos aguardar a sua reacção.
ResponderEliminarA nomeacão de Candiane para vice-ministro é escândalo no país que se pretende democrático. Ele é tudo o que é nocivo, um indivíduo que falta respeito a muita gente. procurem mais na internet para saberem dele. Mas é gente de Guebuza e Marcelino dos Santos, prontos.
ResponderEliminar"...é preciso comprender a experiência que o senhor Cândido Candiane teve com as mulher para percebermos a sua filosofia em relação as mesmas..."
ResponderEliminarSeja lá quais tenham sido minhas exeriências com seja qual for o grupo social...nada justifica seja lá qual for a brutalidade com que abordo tal grupo...
NO GENERALIZATION...
Para mim a carta de repúdio à nomeação de Cândido Candiane para vice-ministro da Mulher e Acção Social é interessante. Primeiro, porque me parece sui generis em Moçambique - não me recordo de alguma vez parte da sociedade civil se tenha manifestado contra as nomeações do PR. Segundo, será o repúdio uma mostragem de uma nova consciência de cidadania? A ver vamos, todavia eu penso que é bom que ele tenha sido nomeado vice para poder perceber melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento. Penso que dentro de uma instituição como a que é vice, ele não terá outra alternativa senão tornar-se num convertido (este deve ser o seu caminho para Damasco).
ResponderEliminar"eu penso que é bom que ele tenha sido nomeado vice para poder perceber melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento"
ResponderEliminarTomara caro bayano, tomara...
Pena com certeza, não ter sido por essa razão que lhe nomearam ao cargo...
Caro Nelson,
ResponderEliminarConcentre-se na segunda parte do período. Aí eu digo claramente porquê é bom que foi nomeado vice. Para mim isso é bom para o permitir perceber "... melhor as relações de género e quiçá mudar o seu comportamento".
Não digo que foi por essa razão que foi nomeado. Não tenho certeza da razão. embora possa avançar que seja por confiança política.
Um abração
Grato caro bayano. Realmente peguei teu "thinking" pela metade e lhe dei as asas...
ResponderEliminarConfiança política...
É pode ser isso! Pelo menos tem sido o item mais importante nas outras nomeações que assistimos...
Penso que foi oque mais pesou na mais recente nomeação... PCA da "nossa" Cahora Bassa.
A nossa expectativa está na sua(sr. Cândido) reacção se continuara a maldizer as mulheres ou mudará a sua forma de ver as coisas.
ResponderEliminarEle tem esposa? E essa não lhe deu filha? Então de que mulher ele fala?
Tenho estado a admirar o poder que essa tecnologia tem de nos permitir trocar impressões.
Avante a sociedade civil sem discriminação. Nunhum humano é superior a outro, nem é superior a qualquer outro animal.
Acho que a confiança política não devia seperar a confiança social ou melhor da sociedade... do povo
Therere