Outros elos pessoais

29 novembro 2007

O pneu das crianças

As crianças do Bairro da Polana-Caniço A têm dois brinquedos: o xingufo (pequena bola feita de trapos e plástico) e o pneu. O pneu é o carro dos meninos pobres. Mas não só: um pouco por todo o lado naquele bairro há pneus, seja para proteger as entradas das casas dos embates dos carros que passam, seja para as pessoas se sentarem (um quadro generalizável a outros bairros numa cidade que já teve uma fábrica de pneus). E assim, após ter percorrido 32 becos e entrevistado 22 jovens, o meu estudante Hélder Gudo deu-nos a possibilidade de compreendermos melhor várias coisas, entre as quais a razão por que regra geral os linchamentos em Maputo são feitos com pneus.

4 comentários:

  1. Parabéns ao aluno pelo aguçado espírito investigativo!

    ResponderEliminar
  2. Vou sugerir ao Helder que na próxima aventura científica observe também as "espinhosas" que caracterizam as vedações rudimentares destes bairros periféricos.Comparando aos pneus, também tem a função de proteger os espaço em volta das casas e em algumas situações são também usados como meios alternativos de tortura.

    ResponderEliminar
  3. Estou certo de que Hélder tomará isso em conta.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.