Outros elos pessoais

11 novembro 2007

Escândalo no BOBs2007: hackers alteraram resultados da votação







Como outros, concorrente ao concurso de blogues do BOBS2007, recebi hoje o email que a seguir reproduzo na íntegra:
"Aos membros do júri do Concurso Internacional de Weblogs da Deutsche Welle,
A todos os nomeados, blogueiros e podcasters,
A Deutsche Welle registrou uma tentativa de manipulação da votação online da quarta edição do The BOBs. Trata-se de um ataque de hackers que alterou aleatoriamente os resultados obtidos por cada um dos candidatos concorrentes a todas as categorias do concurso.
Foi possível delimitar o período de duração do ataque e isolar os votos manipulados. De fato, o ataque afetou apenas uma pequena parte do período de votação. No entanto, não será possível, tanto por motivos técnicos quanto de tempo, filtrar completamente os votos manipulados. Por isso, optamos por excluir todos os votos registrados durante este período e nos esforçamos em reconstruir da melhor forma possível os votos perdidos.
Infelizmente, votações via internet estão sempre sujeitas a tentativas de manipulação como esta. Mesmo assim, consideramos importante manter o princípio democrático de um prêmio definido pelos usuários, paralelamente ao Prêmio do Júri.
Lamentamos o ocorrido e aproveitamos para nos desculpar por meio desta. Esperamos poder contar com a sua compreensão.
No futuro, continuaremos acreditando que este concurso pode ser uma excelente oportunidade de conhecer e apreciar weblogs e podcasts de outras blogosferas que não a de seu próprio universo lingüístico. Seguimos convencidos de que, através do The BOBs, apoiamos e incentivamos blogueiros de países ou regiões com liberdade de opinião limitada e que ainda precisam enfrentar censura e outras represálias em seu dia-a-dia.
Os premiados serão anunciados, conforme previsto inicialmente, no dia 15 de novembro em uma cerimônia aberta ao público em Berlim. Para maiores informações, visite o site: upcoming.yahoo.com/event/216592/.
No caso de dúvidas, estamos à disposição.
A equipe do The BOBs.
PS: Este anúncio foi divulgado nas dez línguas do concurso e enviado às pessoas citadas acima.
Rodrigo Rimon Abdelmalack - Brasilianische Redaktion/BerlinDeutsche WelleChefredaktion DW-WORLD.DEVoltastraße 6D - 13355 B e r l i nT. +49 (30) 4646 5590F. +49 (30) 4646 5599E-mail: rodrigo.abdelmalack@dw-world.de
News, Analysis and Service from Germany and Europe in 30 Languages: http://www.dw-world.de/brazil"
________________________
Adenda a 12/11/07: leiam nos comentários um importante esclarecimento de Rodrigo Rimon Abdelmalack.

16 comentários:

  1. Escandaloso é como defino este acontecimento. Eu estava a achar estranhissimo que o somatório das percentagens não dava 100%. Será ingenuidade minha? Espero que se resolva rapidamente este assunto. Continuo torcendo pelo Diário.
    Ivone Soares

    ResponderEliminar
  2. Mas mais: durante quase duas semanas o primeiro da série onde estou andou entre os 80 e 93% (mais ninguém recebia votos...) e concorrentes com 1 ou 3%, por exemplo, passaram a 0%, o que é estatisticamente inviável.

    ResponderEliminar
  3. Espero que o senhor, Carlos Serra, não esteja sugerindo que eu estou envolvido nessa barafunda hacker que infelizmente caiu sobre o Bobs 2007 para beneficiar meu blog - o Escriba (www.escriba.org).

    Diz o comunicado oficial do concurso:

    "A Deutsche Welle registrou uma tentativa de manipulação da votação online da quarta edição do The BOBs. Trata-se de um ataque de hackers que alterou aleatoriamente os resultados obtidos por cada um dos candidatos concorrentes a todas as categorias do concurso."

    Ou seja, houve problemas em TODAS AS CATEGORIAS e não apenas na de língua portuguesa.

    Não vou manchar minha reputação com uma artimanha vil dessas e espero que o senhor também não lance suspeitas infudadas a respeito do incidente, que - repito - afetou TODAS as categorias, não apenas aquela em que concorremos.

    sem mais
    Jorge Cordeiro
    www.escriba.org

    ResponderEliminar
  4. Desculpe a demora na resposta, não estava aqui...De forma alguma sugiro o que quer que seja salvo que, por exemplo, não tem qualquer sentido que a pessoa A, por exemplo, tenha hoje 5% e, amanhã, o%. Limitei-me a referir dados, indicadores, não nomes. Certamente os hackers actuaram à revelia dos concorrentes. Não acha? Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Se de facto houve manipulacao de dados que credibilidade pode ter agora o premio dos votantes? Nenhuma a meu ver.

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente, e já conversei com o pessoal do Deutsche Welle para tentar esclarecer isso tudo.

    De qualquer maneira, se os demais blogs concorrentes acharem que a eleição está sob suspeita - como eu já ouvi e li (há inclusive um comentário no meu blog afirmando isso), eu me retiro sem problema algum.

    um abraço
    Jorge Cordeiro

    ResponderEliminar
  7. Sara, para justamente impedir que a credibilidade da votação ficasse ameaçada, TODOS OS VOTOS registrados no período do ataque (que foi identificado, veja bem) foram ANULADOS.

    Isso provocou a eliminação também de votos 'bons', digamos assim - na semana em que ocorreu, por exemplo, eu havia enviado pedido de voto para uma lista da qual participo que tem mais de 400 inscritos.

    Ou seja, perdi esses votos também.

    enfim, vamos ver o que decidem.

    ResponderEliminar
  8. Bem, Sara e Cordeiro, tenho o desgraçado defeito de não comprender estatísticas ainda que tenha de trabalhar (e mal) com elas. Lembro-me de um blogue, o do Tas, que teve algo com 3% (ou 4%), depois passou a 0% por tempo prolongado e agora está, creio, com 7%. Isso é, no mínimo, bizarro.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite
    Cheguei com muitas horas de atraso.
    Acredito que os participantes não estejam envolvidos nesta guerra suja. Mantenho,no entanto, a convicção que dos Blogs em presença o melhor é














    DIÁRIO DE UM SOCIÓLOGO

    ResponderEliminar
  10. Concordo Agry. Não só pelo nível dos comentaristas do blog, mas porque há sempre inovação e uma radiografia do que se passa Moçambique adentro. Força pro Diário. Mas defendo a responsabilização do(s) culpado(s) caso sejam achados.

    ResponderEliminar
  11. I am utterly disappointed with the organization of the BOBs 2007. The organizers are not serious people.

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de aproveitar a discussão para garantir, em nome da Deutsche Welle, que todos os valores da votação online divulgados no site foram obtidos através da participação de nossos usuários, sendo que os votos regitrados durante o período do ataque de hackers foram excluídos da contagem. Os números obtidos pelo Escriba são oficiais, assim como os demais. Trata-se de um ataque geral em todas as categorias, que não teve intenção de promover um ou outro candidato em especial. Além do mais, lembramos que o prêmio principal do The BOBs é concedido por um corpo internacional de jurados, que de forma alguma se deixa influenciar pelo resultado do Prêmio do Público. Agradecemos a compreensão e esperamos que este pequeno esclarecimento possa evitar que esta discussão tome um rumo equivocado. Um abraço da equipe do The BOBs!

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado pelo esclarecimento, Rodrigo.

    ResponderEliminar
  14. "Los votos se deben pesar y no contar."
    SCHILLER, Friedrich von
    Poeta, dramaturgo, filósofo e historiador alemán

    ResponderEliminar
  15. VAMOS A VOTACAO! NAO PERCAMOS MAIS TEMPO, PLEESEE.
    Ivone

    ResponderEliminar
  16. Independentemente da opção do júri, certamente constituido por pessoas técnica e eticamente recomendáveis, a minha opinião é inabalável ao afirmar que a presença deste Blog enriqueceu, inquestionavelmente, o concurso Best of the Blogs.
    Pessoalmente, aguardo com serenidade e confiança a decisão do júri.
    Agry

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.