Outros elos pessoais

29 novembro 2007

Custódio Duma critica

Jurista da Liga dos Direitos Humanos, Custódio Duma escreve sobre "a independência e a liberdade do povo moçambicano". E afirma, em email que me enviou: "Vivemos em um país em que nossos governantes são saqueadores da coisa pública, num país onde o Estado já não tem um património público. Tudo é dos governantes, é dos partidos ou dos empresários que também são homens provenientes do poder. Quantas pessoas conseguem perceber o discurso falacioso dos nossos dirigentes? Quantas pessoas conseguem criticar as estatísticas apresentadas pelo Banco Mundial e pelo FMI, quantas pessoas realmente se importam? Quem se importa? Quantas pessoas realmente se preocupam em que o povo saiba a verdade? Os jornais, a televisão, as rádios, os activistas ou os políticos? Que jornal se importa? A puxa saco do poder? O jornal que é vendido para um povo que ganha cerca de 60 USD mês e tem que alimentar 5 pessoas? Que rádio se importa? A que tem emissões em português para um universo de entre 10 a 15 milhões de pessoas que não entendem o português ou não conseguem captar porque não tem um receptor ou vivem em áreas com ruído? Que televisão? A que só é captada nas cidades e também só em português? Que activistas? Que de dia são das ONGs e a noite são do Partido? Que políticos? Que dirigentes? A verdade é que, o povo não conhece a verdade e sem a verdade é falacioso afirmar que o povo está livre ou é independente, porque só a verdade pode libertar. A verdade seja dita, até que o povo tenha a capacidade de perceber qual é a política interna e externa do seu país ele não será livre. A liberdade é uma conquista, mas uma conquista que só pode ser conseguida se o povo tiver acesso a educação e a informação. E parece que ninguém está interessado em garantir isso ao povo."

11 comentários:

  1. Xi afinal país é rico de azagaias.

    ResponderEliminar
  2. Abram alas para os que pensam diferente e teremos um pais melhor!

    ResponderEliminar
  3. Espere só um tempinho e logo vai ver aparecerem aqui os guardas do templo a dizerem que tudo isso é falso. Ainda bem que temos vários azagaias.

    ResponderEliminar
  4. Este artigo do Dumas é bom para fazer política. É ineficaz para combater a corruoção ou seja lá o que for que ele pretender. Não há dúvida de que ele é um bom político

    ResponderEliminar
  5. bem dito sara...os guardas do templo nao demoram pa actar

    ResponderEliminar
  6. Que venham os guardas do templo, como disse a Sara, mas a verdade deve ser dita e ao alto, penso eu.

    Afinal mesmo se é fazer política, como os guardas dizem, ela [a política] não é um dos meios mais eficazes para combater os males na sociedade? Não foi fazendo política que nos tornámos independentes? Já que os guardas do templo são políticos e pessoalmente fazem política que nenhuma maneira para esconderem as suas simpatias têm, porquê fazem da política um papão?

    Exemplos concretos faltam? Digo que não. Apenas para comecar, podemos apontar o património do estado na cidade da Beira que saqueado pelo partido no poder...

    P.S: Duma já fez um artigo (tipo carta aberta) aos guardas do templo. Ver: http://athiopia.blogspot.com/2007/11/o-papel-da-crtica-e-da-fiscalizao-do.html

    ResponderEliminar
  7. Pelo menos e um bom politico, significa que os outros politicos sao maus, porque nao dizem o que ele diz! Se for o caso, entao ele esta certo!

    ResponderEliminar
  8. O nosso pais, e outros, so nao anda exactamente porque as pessoas "de bem", os tecnicos e pessoas competentes nao tem "paciencia" para se envolver no jogo sujo e mesquinho da politica. Porque no dia em k isso acontecer (e vejam o ke se passa na Venezuela) as coisas mudam!!! É porque nao temos estomago para entrar na politica que somos governados por palhacos ignorantes. E muitos dele fazem as maiores barbaridades mesmo pela ignorancia!! Ignorancia MATA!

    Enfim, ja tinha visto o jovem C.DUMA em debates na televisao. Este texto so vem reforcar a minha admiracao por ele...

    Ja agora Prof, nunca se debrucou sobre HUGO CHAVEZ e toda a campanha difamatória criada pelo IMPERIALISMO (aux!) sobre a sua pessoa e seu governo! Sabia k é o 8o referendo popular que ele aplica desde que é presidente??? Essas coisas sao ocultadas....

    Como de acordo com o texto, tudo se resume à INFORMACAO!!

    PENSEM NISSO
    Tsin Tsi Va

    ResponderEliminar
  9. Um dia vou tentar estudar e compreender o fenómeno Chavez, prometo...Abraço.

    ResponderEliminar
  10. "Necessity is blind until it becomes conscious. Freedom is the consciousness of necessity" - Karl Marx

    AC

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.