Outros elos pessoais

18 novembro 2007

Bravo, mon frère Cédric Kalonji!



“Nenhuma sociedade progrediu sem fazer a sua própria crítica, sem que os seus criadores e pensadores se metessem contra a corrente dos bem-pensantes (…) África tem necessidade de imprecadores.” (Henri Lopes, escritor zairota)
O jovem jornalista congolês Cédric Kalonji - para quem pedi aqui, neste diário, o voto - ganhou o "Prémio do melhor weblog em francês" do BOBs2007. Ele faz no Congo o que poucos, muito poucos bloguistas fazem em Moçambique: a crítica permanente do pensamento-divã, do pensamento mandarinesco. Repare-se na foto: num país onde poucos têm acesso à net, uma viatura exibe um anúncio do gabinete do presidente da República, Joseph Kabila, anunciando pomposamente um site no qual (abrindo logo com uma foto do presidente) se podem ler referências edulcorantes, de propaganda política, a cinco quarteirões, cinco quarteirões onde - diz Cédric -, há cortes constantes de electricidade, falta a água e a confusão reina nos chapas locais.
Bravo, meu irmão! A luta continua!

1 comentário:

  1. Os exemplos do passado, e do presente, de intelectuais de grande vulto são, apetece-me dizer,
    mais que muitos
    Abraço
    Agry

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.