Outros elos pessoais

29 novembro 2007

BCI: 130º lugar entre 200 bancos africanos

A revista "Jeune Afrique" (Paris) publicou recentemente um número especial com o tema "Les 200 premières banques africaines (classement 2007)" = Os 200 primeiros bancos africanos (classificação 2007). Escreveu o meu leitor Ricardo de Paris por email: "O TOP 10 é dominado pelos bancos sul-africanos. Entre os 200 só há um banco de Moçambique, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em 130° lugar. O director é Abdul Magid Osman. Angola tem quatro bancos no TOP 200 e Cabo Verde dois."
Adenda: se quer ler o trabalho e conhecer os critérios usados na classificação, abra uma conta e importe o trabalho aqui. Depois, use um tradutor online de francês/português.

6 comentários:

  1. Interessante. Quer dizer que o BCI está à frente do BIM? Que critérios foram utilizados para avaliar os bancos? Quando é que a pesquisa foi efectuada? Por quem? Seria importante sabermos isso.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente até agora ainda não pude acessar ao trabalho, creio que teria de ser assinante da revista.

    ResponderEliminar
  3. Esta a virar habito! Doutra vez saiu uma informacao referindo que determinada Universidade era a melhor do pais, mesmo sem que as outras soubessem de estudo, criterios usados para a classificacao, nem nada.

    ResponderEliminar
  4. Bayano: julgo ter podido finalmente acessar o trabalho da Jeune Afrique através de um programa especial. Conto poder divulgá-lo dentro de algum tempo. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. > Provavelmente o BIM não respondeu ao inquérito e, como é norma, não entrou na amostragem.
    > Florêncio

    ResponderEliminar
  6. Deligencio obter o comentário de um funcionário bancário sénior.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.